Mel Puro Cristaliza?

Mel Puro Cristaliza?

26/08/2019

Sim, mel puro cristaliza!

Embora muitos pensem que o mel cristalizado está açucarado e não é mel de verdade, a verdade é totalmente o contrário.

A cristalização do mel é um processo natural e ocorre graças à separação da glicose e da frutose. Esses açucares naturais se solidificam em função da temperatura e umidade do ambiente, criando pequenos cristais que se assemelham aos cristais do açúcar. Ambas compõem 80% do mel, e os outros 20% é composto de água e sais minerais.

A glicose possui tendência à cristalização, e o tempo em que ocorre essa cristalização depende da quantidade de glicose presente no mel e a temperatura que o mesmo se encontra. Quando o mel cristaliza, nenhuma propriedade se altera, ou seja, ele continua saudável e próprio para consumo. Sua mudança é apenas na textura.

Podemos considerar que a cristalização é até uma prova da pureza do mel, já que méis adulterados com melado de cana ou até mesmo calda de açúcar, por exemplo, mantém-se líquidos mesmo sob baixas temperaturas.

Existem méis puros que passam por procedimento de homogeneização ou pasteurização, estes não cristalizam. Porém devido a exposição a altas temperaturas, perde parte de suas propriedades reduzindo assim sua qualidade.

 

O que fazer se o mel cristalizar?

Para voltar a ser líquido o mel pode ser aquecido na luz do Sol, ou em banho-maria. Como suas propriedades são altamente sensíveis ao calor, nunca utilize o micro-ondas. Recomendamos que aqueça a água em uma panela até que levante fervura. Desligue o fogo e coloque o recipiente com o mel na água, deixe em banho até que o mel volte ao seu estado natural.

 

Para adquirir seu Mel Puro MN Própolis, clique aqui.

33