Tipos de Molho Shoyu

Tipos de Molho Shoyu

19/05/2020

O  molho shoyu é conhecido como acompanhamento para diversos pratos da culinária oriental e também faz parte do dia-dia de muitos ocidentais. Mas você sabia que há diversos tipos de molho shoyu? Listamos os tipos e suas características para te ajudar a escolher a melhor opção:

Koikuchi

É o mais tradicional e fácil de ser encontrado. Feito de 50% de trigo e 50% soja, com sabor salgado, porém rico em umami . De cor intensa é perfeito para marinadas e como condimento de frituras, é muito comum na região de Kanto e importado para outros países.

Usukuchi

Esse tipo é de coloração mais clara, consistência mais líquida, sabor mais salgado, com um toque doce. É usado no cozimento de peixes de carne branca, legumes e caldos, para não alterar a cor original dos ingredientes. É muito popular nas regiões de Kyoto e Osaka, no Japão.

Tamari

É considerado como o primeiro molho shoyu, cuja produção teve início há cerca de 400 anos. O seu processo produtivo utiliza menos trigo. Tem cor escura bem intensa, perfeito para acompanhar sushis, sashimis, senbeis, fazer teriyaki e regar alimentos grelhados.

Shiro

É o tipo que apresenta coloração mais clara e também é o mais leve. É muito usado no cozimento de peixes brancos, vegetais e sopa de macarrão.

Gen-en

Esse é um tipo de shoyu mais recente, a fórmula do koikuchi foi aprimorada. Seu processo de fermentação retém mais sabor da soja, do trigo e o sal reduzido em 50%. É ideal para quem tem problemas com pressão alta e não quer deixar de usar shoyu.

Na maioria dos mercados japoneses, o tipo koikuchi é opção mais encontrada, mas para quem tiver interesse, as lojas especializadas em produtos orientais costumam ter mais variedades.

O Nosso Shoyu

A MN Própolis produz o Molho Shoyu Orgânico da melhor qualidade, seguindo a tradição milenar japonesa de fermentação natural e lenta, no nosso caso, de 1 ano. Sem corantes, conservantes, realçadores de sabor e sem qualquer outro composto artificial, nosso Shoyu é composto por apenas 3 ingredientes: soja orgânica, trigo orgânico, sal marinho – e água. Ingredientes saudáveis, de alta qualidade e processados da forma tradicional japonesa, resultam num produto diferenciado na cor, no aroma e principalmente, no sabor. 
Nossa linha é composta do Shoyu Tradicional (Koikuchi), Shoyu Light (Gen-en) com 40% menos sódio e o Shoyu Suave (Amakuchi), com um toque de Mel Orgânico que equilibra o salgado e destaca o sabor dos alimentos. Para conhecer nossa linha de Molhos Shoyu Orgânico clique aqui 

 

 

Fontes:

https://aditivosingredientes.com.br/artigos/artigos-editoriais-geral/shoyu-da-origem-a-industrializacao

https://coisasdojapao.com/2017/06/magia-do-shoyu-conheca-os-diferentes-tipos-e-saiba-escolher/

Notícias relacionadas

Outras notícias

4