Vitamina E, qual sua importância?

Vitamina E, qual sua importância?

15/09/2020

Vitamina E, qual sua importância?

A vitamina E, ou tocoferol, é essencial para o funcionamento do organismo, devido ação antioxidante e sua propriedade anti-inflamatória, que auxilia o sistema imune. Sua principal função é controlar e evitar os danos causados pelos radicais livres às células, também oferece benefícios à pele, cabelo e até mesmo evitar doenças como aterosclerose e o Alzheimer.
A vitamina E não é produzida pelo nosso corpo, por isso deve obtida através da alimentação, sendo principalmente encontrada em óleos vegetais, como o de girassol e o azeite de oliva, frutos secos como avelã, amêndoas, amendoim e pistache, e algumas frutas como o abacate e o mamão, por exemplo. Em casos de necessidade, sob orientação médica também pode ser ingerida por suplementos alimentares.

Melhora do Sistema Imune

Os radicais livres podem prejudicar a resposta do normal do organismo aos agentes patogênicos, como a vitamina E inibe essa ação ela auxilia diretamente no fortalecimento e estímulo do sistema imune. Além disso, estudos indicam que a suplementação com vitamina E aumenta a resistência a infecções, inclusive pelo vírus Influenza.

Melhora a Saúde da Pele e do Cabelo

A vitamina E promove a integridade da pele e mantém as paredes celulares, aumentando a sua firmeza. Por isso, auxilia na prevenção ao envelhecimento precoce e o surgimento de rugas, também ajuda na cicatrização e algumas condições de pele, como a dermatite atópica, por exemplo. Além disso, a vitamina D pode evitar os danos causados pelos raios UV na pele.
Além disso, essa vitamina também promove a saúde do cabelo, já que cuida da integridade das fibras e aparentemente melhora a circulação sanguínea do couro cabeludo, fazendo com que cresça saudável e com brilho. Alguns estudos indicam que pessoas com alopecia (calvice) possuem baixos níveis de vitamina E e, por isso, o consumo dessa vitamina poderia ter benefícios nesses casos.

Prevenção de Doença Neurológicas

A deficiência de vitamina E está relacionada com alterações no sistema nervoso central. Por isso, alguns estudos procuram incluir os suplementos dessa vitamina para prevenir e/ou tratar doenças como Parkinson, Alzheimer e Síndrome de Down.
No caso do Alzheimer, foi verificado que a vitamina E pode influenciar os processos neurodegenerativos que estão associados com essa condição. No entanto, mais estudos ainda estão em desenvolvimento para comprovar essa relação.

Prevenir Doenças Cardiovasculares

O consumo de vitamina E pode diminuir a morbidade e a mortalidade causada por doenças cardiovasculares. De acordo com alguns estudos, a ingestão de antioxidantes como a vitamina E pode diminuir o estresse oxidativo e a inflamação no organismo, estando esses fatores associados com o surgimento desse tipo de doença.
Além disso, a vitamina E auxilia a controlar e a manter os níveis de colesterol no sangue, além de diminuir a agregação plaquetária e, por sua vez, o risco de trombose.

Resistência e Força Muscular

A suplementação com a vitamina E pode proporcionar efeitos benéficos contra o dano do tecido oxidativo induzido pelo exercício, o que poderia aumentar a resistência e a força muscular, assim como acelerar a sua recuperação depois do treino.

A suplementação com vitamina E pode ser indicado pelo médico ou pelo nutricionista em algumas situações, como:
Pessoas com má-absorção de gorduras, como pode acontecer após cirurgia bariátrica, síndrome do intestino irritável ou pancreatite crônica, por exemplo;
• Alterações genéticas nas enzimas alfa-TTP ou na apolipoproteína B, que causam uma deficiência grave dessa vitamina;
• Nos recém-nascidos prematuros, já que a deficiência de vitamina E pode causar retinopatia do prematuro e anemia hemolítica;
• No caso de colesterol alto para melhorar a circulação sanguínea;
• Em pessoas mais velhas para combater os radicais livres e melhorar o sistema imune.

Além disso, o suplemento também pode ser indicado pelos dermatologistas para manter a saúde da pele e do cabelo.

 

Fonte: https://www.tuasaude.com/vitamina-e/

Artigos Relacionados

Outros artigos

1