Vitamina C, fortalece a imunidade e melhora o humor

Vitamina C, fortalece a imunidade e melhora o humor

15/09/2020

Vitamina C, fortalece a imunidade e melhora o humor

A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, participa de diversas ações bioquímicas vitais para o organismo. Ela melhora o sistema imunológico, a pele e até mesmo o humor. O nutriente também apresenta forte ação antioxidante, combatendo os radicais livres.

Encontrada principalmente em frutas cítricas como laranja, abacaxi, limão e tangerina, ela também é muito utilizada como suplemento para o fortalecimento do sistema imunológico, por isso no costume popular é tão comum a ingestão de suco de laranja para auxiliar no tratamento de gripes e resfriados.  A vitamina C é usada para produtos de beleza também, com o intuito de reduzir rugas e linhas de expressão.

 

Benefícios Comprovados da Vitamina C:

 

Melhora a imunidade

A vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico e que tem a função de combater microorganismos e estruturas estranhas ao corpo. O nutriente também aumenta os níveis de anticorpos no organismo. Assim, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, deixando nosso corpo menos suscetível a doenças. Um estudo publicado no Channels of Nutrition & Metabolism observou que a vitamina C de fato melhora o sistema imunológico. Outras pesquisas também observaram os mesmos resultados.

Evita o envelhecimento da pele

A vitamina C evita o envelhecimento da pele por ser essencial para a produção natural de colágeno pelo organismo. O colágeno é uma proteína que proporciona sustentação e firmeza para a pele. Além disso, a vitamina C tem ação antioxidante, ou seja, neutraliza os radicais livres, protegendo a pele contra a degradação de colágeno. Uma pesquisa publicada no Archives of Otolaryngology - Head com 19 voluntários observou que o uso tópico de vitamina C diminui os danos na pele causados pelo sol.

Melhora a absorção de ferro

A vitamina C ajuda a aumentar a absorção de ferro no organismo, evitando assim a anemia. Por esse fato é bom tomá-la junto a uma refeição rica em ferro. Por exemplo, após uma refeição que tenha carnes (alimentos ricos em ferro), comer uma fruta cítrica como laranja, tangerina ou abacaxi pode potencializar ser ainda mais benéfico.

Proporciona resistência aos ossos

Isto ocorre porque a vitamina C é necessária para a produção de colágeno. Esta proteína além de ser benéfica para a pele, também proporciona resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos.

Evita problemas de visão

A vitamina C contribui para prevenir problemas de visão em decorrência do envelhecimento. Isto porque o nutriente é um dos fatores para a prevenção da degeneração da mácula, parte da retina responsável pela percepção de detalhes. Outros nutrientes que evitam o problema são betacarotenos, vitamina E, zinco e cobre. Uma pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition feita com 3654 pessoas observou que consumir boas quantidades de vitamina C ajuda a prevenir o desenvolvimento da catarata.

Previne e melhora gripes e resfriados

Alguns estudos já apontaram que a suplementação constante de vitamina C provoca redução na duração dos sintomas do resfriado.

Afinal, quando o sistema imunológico está debilitado, como em situações de gripes ou resfriados, a quantidade de vitamina C está menor e é importante fazer a reposição do nutriente.

O ideal é que a pessoa tenha sempre níveis de vitamina C adequados, assim o sistema imunológico fica fortalecido e os riscos de contrair doenças, como a gripe e o resfriado diminuem.

Um estudo da Universidade de Helsinki na Finlândia revidou outras 23 pesquisas sobre a vitamina C que envolveram mais de 6.000 pessoas no total. O levantamento concluiu que boas quantidades do nutriente no organismo fazem com que a pessoa fique resfriada por menos tempo e com os sintomas atenuados.

Ação antioxidante

A vitamina C é um poderoso antioxidante que combate os radicais e assim diminui os riscos de diversas doenças, entre elas o câncer e processos degenerativos associados com a idade.

 

Benefícios ainda em estudo:

 

Diminui o estresse

A vitamina C ajuda a diminuir os quadros de estresse. Isto porque o nutriente é essencial para a produção de hormônios de resposta ao estresse como o cortisol, histamina e norepinefrina. Um estudo publicado no International Journal of Sports Medicine feito com 45 maratonistas observou que a suplementação com vitamina C ajudou a reduzir os níveis de cortisol no organismo dos atletas. Já pesquisadores da Universidade do Alabama realizaram estudos com animais e observaram que nestes casos a vitamina C contribuiu para a diminuição do estresse.

Melhora o humor

A vitamina C contribui para a melhora do humor. O benefício ocorre porque este nutriente é essencial para a produção de neurotransmissores como a serotonina, adrenalina, noradrenalina e dopamina, todos eles regulam o nosso humor.

Contribui para a queima de gorduras 

A vitamina C é importante para a produção de carnitina, substância responsável pelo transporte de gorduras para serem queimadas e transformadas em energia.

 

A vitamina C não pode ser sintetizada, ou seja, produzida pelos seres humanos, a única forma de manter seus níveis adequados é mantando uma alimentação adequada e em caso de necessidade, sob orientação médica pode ser complementada.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17559-vitamina-c

Artigos Relacionados

Outros artigos

2