Mel para gripe: Saiba como o consumo pode aliviar os sintomas

Mel para gripe: Saiba como o consumo pode aliviar os sintomas

19/08/2021

Mel para gripe: Saiba como o consumo pode aliviar os sintomas

Comer colheradas de mel de abelha ou colocá-lo em chás e bebidas quentes quando se está com tosse, gripes ou resfriados é comum e esse é um costume que com o passar dos anos foi sendo mantido de geração em geração em muitas famílias. Com certeza você já recebeu esse conselho ao estar nessas condições. De fato, os benefícios do mel para gripe, que antes poderia ser considerado apenas sabedoria popular, hoje em dia tem comprovação científica. 

O mel é um alimento natural, produzido pelas abelhas a partir do néctar coletado nas flores da região em que elas vivem. Os diferentes tipos de flores dão origem a méis com cores, aromas e sabores diferenciados. Desta mesma forma, suas propriedades e benefícios para a saúde podem se alterar, mas de modo geral, o mel é um alimento altamente nutritivo que promove muitos benefícios para nossa saúde.

Como o mel alivia os sintomas da gripe?

O mel produzido pelas abelhas é um alimento rico em potássio, cálcio, ferro, vitamina C, D, E e vitaminas do complexo B. Além disso, apresenta ação anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana, antibactericida, antibiótica, antiviral e fortalecedora do sistema imunológico. E são essas propriedades as responsáveis por auxiliar no tratamento e alívio dos sintomas de gripes e resfriados.

Tradicionalmente, há muitos anos é utilizado o mel para gripe e resfriado, porém, os estudos que realmente comprovam a eficácia foram publicados recentemente no The BMJ - British Medical Journal, “jornal” mais influente e conceituado de publicações sobre medicina no mundo.

O estudo realizado na Universidade de Oxford, na Inglaterra, chegou à conclusão que o mel é efetivo quando falamos em alívio dos sintomas das infecções do trato respiratório superior. Os meios mais comuns de tratamentos são com antibióticos, e muitas vezes não fazem efeito contra o vírus para alívio dos sintomas causados por gripes e resfriados. Além disso, o uso em excesso de antibióticos pode ser prejudicial.

Os benefícios do Mel

O mel é natural, saudável e nutritivo. Os benefícios do mel para a nossa saúde são muitos, já sabemos que o mel para gripe é uma ótima opção, mas ele também pode ser seu aliado em outros casos:

Inflamações na garganta: A ação anti-inflamatória e bactericida do mel é capaz de auxiliar a combater e evitar a proliferação dos microrganismos responsáveis pela inflamação.

Problemas respiratórios: Além das gripes e resfriados, a ação do mel também auxilia no combate de doenças como sinusite, tuberculose, asma e pneumonia.

Faz bem para o intestino: O mel contém bactérias naturais e benéficas para a flora intestinal, equilíbrio e funcionamento do intestino.

Faz bem para pele: Rico em antioxidantes, o mel auxilia na preservação do DNA das células e inibe a ação dos radicais livres. Protegendo do envelhecimento precoce, mantendo a pele hidratada, mais bonita e saudável.

Melhora o sono e o humor: O mel estimula a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Como consumir Mel

Podendo ser consumido diariamente, o mel é fácil de ser incluído em qualquer dieta alimentar. Ele pode substituir o açúcar em diversas receitas, como chás, café, leite, sucos, vitaminas, bolos, doces, etc. E também pode ser consumido com pães, torradas, bolachas, cereais, iogurtes, sorvetes, smoothies e o que mais sua criatividade permitir.

No entanto, vá com calma. O mel faz bem para saúde, é nutritivo, mas também é calórico. Seu uso não deve ser exagerado e não pode ser consumido por crianças menores de 1 ano de idade.

A fantástica combinação de mel e própolis

A própolis também é um alimento natural produzido pelas abelhas. Riquíssimo em antioxidantes, é um anti-inflamatório, bactericida, antiviral, antifúngico, cicatrizante, anestésico e fortalecedor do sistema imunológico.

Se consumido com frequência, ajuda a promover e cuidar da saúde. Descubra aqui 7 motivos para tomar Extrato de Própolis diariamente. Estudos mostram que a própolis é um antibiótico natural, seus efeitos vêm sendo estudados e a cada dia novas descobertas acontecem. Foi estudado por médicos e cientistas da USP (Universidade de São Paulo), com o objetivo de ser usado como coadjuvante no tratamento de alguns tipos de câncer, e auxiliar na recuperação de pacientes com Covid-19. Confira aqui.

Os Compostos de Mel com Extrato de Própolis são altamente eficazes para manter a saúde e a alimentação saudável. Agem rapidamente no alívio de sintomas e desconfortos causados por gripes, resfriados e inflamações de garganta.

Concluímos assim, que o mel é um alimento ótimo para a saúde e especialmente para auxiliar com gripes, resfriados e outras doenças. Conheça agora mesmo uma receita fácil e prática, o Chá de Alho com Mel Orgânico MN Própolis é ideal para os dias que estamos adoecidos e precisamos de um “upgrade” no sistema imunológico.

Fontes:

MN Própolis - Benefícios do mel de abelha 

MN Própolis - 7 motivos para consumir Extrato de Própolis 

Saúde Abril 

Uol - Mel alivia sintomas da gripe

MN Própolis - Própolis para imunidade

MN Própolis - Mel é bom para tosse

MN Própolis - Chá de alho com mel

The BMJ - British Medical Journal

 

Produtos sugeridos

Artigos Relacionados

O site da MN Própolis usa cookies.
Usamos cookies para garantir a melhor experiência na visita em nosso site coletando dados estatísticos. Caso continue a navegar, entenderemos que você concorda com a nossa Política de Privacidade e LGPD. Caso não concorde com nossa Política, sua experiência poderá ser limitada.
x