Mel é bom pra tosse? Conheça os benefícios!

Mel é bom pra tosse? Conheça os benefícios!

16/12/2020

Mel é bom pra tosse? Conheça os benefícios!

Com certeza em algum momento da vida você já ouviu a recomendação de consumir mel para o alívio da tosse e sintomas de resfriado, não é mesmo? Parece conversa de avó, mas garantimos que não é, e nós vamos explicar o porquê.

Um estudo publicado no BMJ, meio mais influentes e conceituado de publicações sobre medicina no mundo, afirma que realmente o mel funciona para o tratamento e alívio e sintomas de tosses e resfriados.

O mel é um alimento produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores e dentre diversos benefícios para saúde, o mel é bom para tosse também. Ele apresenta ação anti-inflamatória e antibiótica, ou seja, atua como um remédio natural agindo diretamente no auxílio do alívio de sintomas como a tosse, por exemplo.

Segundo o estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Medicina de Oxford, o principal motivo de prescrição de uso de antibióticos, são para infecções do trato respiratório superior, em outras palavras, nariz, faringe e laringe. No entanto, destaca-se também que na maioria dos casos, as infecções são virais, fazendo com que o antibiótico prescrito seja ineficaz.

A partir daí que a preocupação aumenta, isto porque o uso indiscriminado de antibióticos tem como efeito colateral a proliferação das bactérias, que por sua vez, se tornam mais resistentes à medicação, dificultando seu combate quando realmente necessário.

A pesquisa teve como objetivo incentivar o uso de medicamentos isentos de prescrição, melhor ainda sendo natural como o mel, como primeira opção na maior parte dos casos de tosses. É importante ressaltar que a tosse em si não é uma doença, ela é um mecanismo de defesa do corpo contra algo errado no sistema respiratório. Logo, não se pode “expulsá-la” do organismo, já que é necessária para eliminação de secreções. E para um tratamento mais completo, é preciso descobrir a causa da tosse, porém, em casos leves, mesmo que acompanhada de nariz escorrendo e leves dores na garganta, por até 3 semanas, o mel irá auxiliar no alívio dos sintomas e incômodos.

 

O mel é bom para tosse e pode ser usado diariamente na prevenção de infecções e inflamações. Por ser um alimento rico em nutrientes e antioxidantes, também atua no estímulo do sistema imunológico. Pode ser consumido diariamente sozinho ou acompanhado de frutas, cerais ou até mesmo para adoçar sucos, chás ou vitaminas.

 

Embora seja um produto natural, não deve ser consumido em excesso, pois apresenta um alto valor calórico. Também por aumentar a glicemia rapidamente deve ser evitado por diabéticos e seu uso altamente é contraindicado para crianças menores de 1 ano de idade devido a possibilidade de contaminação pela bactéria causadora do botulismo, que em crianças maiores e adultos o organismo combate facilmente sem causar nenhum desconforto ou sintoma.

 

Toda linha de méis MN Própolis passa por um rigoroso controle de qualidade e todos os lotes são analisados em laboratório especializado com o objetivo de garantir a qualidade, confiança e principalmente sua segurança alimentar. Ainda contamos com certificações como Boas Práticas de Fabricação e Orgânicos do Brasil, na linha orgânica, podendo ser comercializados até mesmo no exterior.

 

Adquira seu Mel MN Própolis em nossa loja virtual.

 

Fontes:

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/36670-mel-e-realmente-eficaz-para-tosse-e-resfriados-diz-estudo

https://www.bbc.com/portuguese/geral-45291758

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/03/mel-e-eficaz-no-alivio-da-tosse-e-pode-melhorar-sono-de-pessoas-com-gripe.html

Artigos Relacionados

Outros artigos

O site da MN Própolis usa cookies.
Usamos cookies para garantir a melhor experiência na visita em nosso site coletando dados estatísticos. Caso continue a navegar, entenderemos que você concorda com a nossa Política de Privacidade e LGPD. Caso não concorde com nossa Política, sua experiência poderá ser limitada.
x