Confira os benefícios do mel de abelha

Confira os benefícios do mel de abelha

05/10/2020

Confira os benefícios do mel de abelha

O mel é um alimento natural obtido a partir do néctar das flores somados as enzimas produzidas pelo organismo das abelhas. Além de docinho e saboroso, o mel apresenta um alto valor nutritivo, ele é rico em nutrientes como potássio, cálcio, ferro, vitamina C, D, E e vitaminas do complexo B. Assim como, seus compostos bioativos possuem ação anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana, antibactericida, antibiótica e fortalecedora do sistema imunológico. Confira os principais benefícios do mel de abelha:

 

Os benefícios do Mel

Os componentes do mel apresentam diversos benefícios para o corpo humano, contudo, destacamos os principais:

 

Bom para a garganta

Parece “coisa de vó” e, embora seja, realmente elas têm razão. A ação antimicrobiana, antibiótica e bactericida do mel é capaz de inibir a proliferação e combater microrganismos responsáveis por inflamações na garganta. Dessa forma, ajuda no alívio de sintomas como a dor de garganta.

 

Bom para problemas respiratórios

Esse é um dos principais e mais conhecidos benefícios do mel de abelha. Pesquisas mostram que bactérias causadoras de algumas doenças são sensíveis a ação bactericida do mel. Entre essas doenças, as mais comuns e recorrentes são: sinusites, tuberculose, asma e pneumonia. Porém, vale ressaltar que assim como em relação à dor de garganta, o mel pode auxiliar aliviando os sintomas e o desconforto, mas não promove a cura da doença em si. O tratamento pode ser complementar, portanto, o tratamento principal deve ser indicado por um especialista.

 

Ainda mais, podemos considerar o uso em conjunto com a própolis, uma substância complexa coletada e transformada por abelhas, resultando num alimento rico em flavonoides. Da mesma forma, estes apresentam propriedades antibactericida, sendo também um reforço no alívio de sintomas de doenças do trato respiratório.

 

Bom para o instestino

Nosso intestino possui bactérias naturais benéficas para seu funcionamento correto e, manter o equilíbrio do que chamamos de microbiota intestinal ou flora intestinal, é importante para evitar constipações e desconfortos. O mel pode ser um importante aliado neste funcionamento instestinal, controlando os níveis de microrganismos e auxiliando no bom funcionamento do corpo.

 

Bom para pele

O mel é rico em antioxidantes, como ácidos fenólicos, os flavonoides e os carotenoides. Por isso, o alimento contribui para a diminuição dos radicais livres e assim protege o DNA das células, protegendo-as do envelhecimento precoce e assim contribui para uma pele mais bonita e saudável. Com certeza os benefícios do mel de abelha podem ser obtidos através da alimentação, logo, também é comum encontrarmos seu uso em cosméticos e produtos de beleza.

Pesquisas também indicaram ação cicatrizante, assim também, podendo ser usados em caso de feridas, queimaduras e abcessos na pele.

 

Melhora o sono e o humor

O mel estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Da mesma forma, a falta do hormônio é responsável por irritação, mal humor, ansiedade, impaciência, disposição ao choro, etc. Logo, seu controle melhora o bem-estar e a qualidade de vida.

 

Como aproveitar os benefícios do mel no dia a dia

O mel pode ser utilizado diariamente como uma substituição saudável ao açúcar refinado na preparação de bolos, tortas, biscoitos, entre outros doces. Também é interessante consumi-lo com torradas, frutas, iogurtes, sucos e até mesmo na receita de carnes. É também uma ótima opção de fonte de energia para a prática de esportes, podendo assim ser consumido até mesmo puro em pré e pós treinos.

Embora seja um produto natural com inúmeros benefícios, em contrapartida, o mel também apresenta contra indicações, como por exemplo para crianças menores de 1 ano de idade, diabéticos e há também casos de alergia. Recomendamos sempre a consulta de um nutricionista para mais informações.

 

Adquira mel de abelha na loja virtual da MN Própolis.

 

 

 

Referências:

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17132-mel#:~:text=Quantidade%20recomendada%20de%20mel,inserido%20em%20uma%20dieta%20saud%C3%A1vel

https://www.tuasaude.com/beneficios-do-mel/#:~:text=Al%C3%A9m%20de%20ser%20utilizado%20como,%2C%20digestivo%2C%20expectorante%20e%20calmante

https://www.minhavida.com.br/saude/galerias/13437-conheca-sete-funcoes-da-serotonina-no-organismo

 

 

 

Artigos Relacionados

Outros artigos

2