Chá de alho com mel: Confira a receita e os benefícios!

Chá de alho com mel: Confira a receita e os benefícios!

09/02/2021

Chá de alho com mel: Confira a receita e os benefícios!

Os chás, em geral, são bem conhecidos por suas propriedades e alguns deles há muitos anos fazem parte da “medicina popular”. Seja com o objetivo de fortalecer a imunidade ou para aliviar dores, sempre que apresentamos um leve problema de saúde ouvimos indicação de algum chá para aliviar os sintomas.

O chá de alho com mel é um dos que fazem parte dessa lista dos mais recomendados, porém também está entre os menos queridos na questão sabor. Isso porque o alho tem um sabor forte e até mesmo um tanto desagradável para ser consumido puro. É aí que entra o mel, para adoçar, suavizar o sabor e ainda oferecer mais benefícios. Saiba mais sobre a bebida e para que serve vendo este conteúdo completo.

O alho é a parte de uma planta chamada cientificamente de Allium sativum, é rico em antioxidantes e suas propriedades anti-inflamatórias e naturalmente antivirais atuam na prevenção de doenças e infecções, especialmente da gripe e combatem a ação de radicais livres. Porém é a alicina, a principal substância responsável pelos poderes medicinais do alimento. Além disso, o alho também é rico em minerais que nutrem o organismo, como potássio, cálcio e magnésio.

O mel é um alimento natural, produzido pelas abelhas, ele é doce, saboroso e altamente nutritivo. Sua composição apresenta compostos bioativos que possuem ação anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana, antibactericida, antibiótica e fortalecedora do sistema imunológico. Confira os principais benefícios do mel de abelha aqui.

 

O chá de alho com mel é resultado da infusão do alho, adoçado com mel. Normalmente é consumido morno e indicado para alívio rápido de sintomas de gripes, resfriados, tosse, etc. Porém, o ingrediente principal é uma planta medicinal e oferece ainda outros benefícios ao corpo humano, veja alguns:

Para o coração

O alho possui em sua composição uma substância chamada Alicina. Ela funciona como um vasodilatador e em casos de pressão alta age diretamente na redução da pressão arterial, prevenindo doenças como hipertensão e ataque cardíaco

Para o sistema imunológico

O chá de alho com mel é riquíssimo em antioxidantes, propriedades anti-inflamatórias, antivirais, e é um natural fortalecedor do sistema imunológico, pois ambos ingredientes possuem altos níveis em sua composição. A Alicina também age no reforço do sistema imune e além disso, o alho também apresenta bons níveis de vitamina c, que auxilia na produção de glóbulos brancos e ajuda o organismo a combater possíveis infecções, como gripes e resfriados e auxilia também como expectorante no caso de acúmulo de muco.

O mel, como já falamos em conteúdos anteriores, é um excelente aliado no estímulo e roforço do sistema imune, por isso a combinação dos ingredientes é um combo perfeito.

Para o colesterol

Mais um dos benefícios que a Alicina é capaz de oferecer, é ajudar a prevenir o acúmulo de gordura nas veias e artérias e a prevenir problemas como aterosclerose, que consiste no endurecimento das artérias devido acúmulo de gordura.

Estudos indicam que o mel também é capaz de agir na redução do colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), e também que pessoas que consomem mais mel, possuem níveis mais baixos de triglicerídeos.

Para emagrecer

Não há comprovações científicas de que o chá de alho com mel ajude a emagrecer, porém, podemos considerar que o alho possui ação termogênica, ou seja, estimula a queima de gordura de forma mais rápida, através do aumento da temperatura corporal.

Outro ponto positivo é que a bebida tem capacidade de promover saciedade, e assim, diminuindo a fome e ingestão de calorias, fica mais fácil reduzir o peso. Por fim, concluímos que o chá apenas não lhe trará resultados significativos na balança, é preciso junto a prática de atividade física e alimentação balanceada. O mel, por sua vez, é uma excelente fonte de energia, o que auxilia na disposição para a prática de exercícios, e claro, também uma ótima opção para substituir o açúcar em diversas receitas.

E embora não se possa comprovar que ajude a emagrecer, podemos ver que diversos outros benefícios serão oferecidos à sua saúde.

 

Como preparar chá de alho com mel

Ingredientes:

250mL de água

2 a 3 dentes de alho descascado e amassado

Mel Puro MN Própolis a gosto

 

 

Modo de Preparo:

Coloque os dentes de alho em uma xícara e em seguida adicione água fervente. Abafe com um pano e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Adoce com Mel Puro MN Própolis e beba morno.

 

 

O chá de alho com mel é fácil de fazer e pode ser tomado diariamente. Um jeito simples, barato e eficiente de fortalecer a imunidade. Se quiser potencializar ainda mais seu chá, acrescente algumas gotinhas de Extrato de Própolis MN Própolis. Descubra mais receitas deliciosas no nosso blog.

 

 

Fontes:

https://minutosaudavel.com.br/cha-de-alho/

https://cuidai.com.br/cha-de-alho/

 
 
 
 

Artigos Relacionados

Outros artigos