Capim-Cidreira e seus Benefícios

Capim-Cidreira e seus Benefícios

19/08/2021

Capim-Cidreira e seus Benefícios

Capim-cidreira, Capim-limão, Capim-santo, Erva-príncipe ou Erva-cidreira, estes são os nomes pelos quais a planta Cymbopogon citratus é conhecida. Ela possui aroma agradável que remete ao perfume do limão, tem origem asiática, mas se adaptou bem aqui no Brasil e é muito utilizada para fins terapêuticos.

Embora muitas indicações de uso do capim-cidreira sejam de origem popular, diversos estudos científicos já comprovaram alguns efeitos positivos, como:

- Compostos do bem: essa planta contém antioxidantes, flavonoides e compostos fenólicos, todos benéficos para a nossa saúde.

- Combate à insônia: o chá de capim-cidreira tem efeito calmante, ajudando a relaxar os músculos e nervos e proporcionando uma noite de sono de mais qualidade.

- Bom para a pele: se utilizado como um tônico, o capim-limão é um excelente agente de limpeza para pele oleosa devido suas propriedades adstringentes e antissépticas.

- Controle da lipidemia: o capim-limão tem propriedades que ajudam a combater a hiperlipidemia e a hipercolesterolemia, reduzindo os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos, se ingerido com frequência.

- Faz bem para o estômago: outra propriedade do óleo essencial dessa planta é a prevenção de distúrbios gastrointestinais, como úlcera, além de ajudar a combater infecções causadas por patógenos como o Helicobacter pylori e a Escherichia coli.

- Poder diurético: ele ajuda a desintoxicar o organismo como consequência de suas propriedades diuréticas, que estimulam a eliminação de líquidos acumulados.

- Retenção de líquidos: quem sofre com retenção de líquidos encontra um bom aliado no capim-limão. Ele estimula os linfonodos e ajuda a diminuir o inchaço.

- Contra a obesidade: o citral previne o acúmulo de gordura abdominal e promove o uso da energia armazenada, evitando o ganho de peso e combatendo a obesidade.

- Antifúngico: suas propriedades antissépticas fazem com que o capim-limão seja efetivo no tratamento de infecções como micoses.

- Proteção contra radicais livres: por conter substâncias antioxidantes, o capim-limão protege as células dos danos causados pelos radicais livres no DNA, que causam o envelhecimento e aumentam as chances do surgimento de um câncer.

Chá de Capim-Cidreira com Própolis Orgânico MN Própolis

A forma mais comum de consumo do capim-cidreira é tomando seu chá, que pode ser combinado com outros ingredientes. Desta forma, pensando em proporcionar ainda mais benefícios para saúde, a MN Própolis uniu as propriedades do capim-cidreira com a própolis e desenvolveu um chá ideal para consumo diário, principalmente à noite, para auxiliar a dormir.

Ele é feito com ingredientes 100% orgânicos e oferece além dos ativos do capim-cidreira, promove também as ações da própolis, como: anti-inflamatória, antibacteriana, antiviral, antifúngica, cicatrizante, anestésica, antioxidante, reguladora e estimuladora do sistema imunológico.

Preparar o Chá de Capim-Cidreira com Própolis Orgânico MN Própolis é muito fácil! As embalagens são individuais, para doses de 200mL, exatamente uma xícara. Basta colocar o sachê, adicionar água quente e deixar em infusão por 3 a 5 minutos. Retire o sachê e está pronto para consumo, mas caso prefira, adoce. O Méis Orgânicos da MN Própolis são ótimas opções para adoçar, além de deliciosos, são saudáveis e nutritivos.

DICA DE CONSUMO: O chá de Capim-Cidreira com Própolis Orgânico é muito usado no inverno, para aquecer em dias frios, assim como os demais chás. A dica é experimentar ele gelado com algumas rodelas de limão, o chá fica super refrescante e delicioso.

O capim-cidreira é muito indicado para saúde, muitos de seus benefícios já foram comprovados e muitos ainda estão em estudo. E embora a planta apresente tantas vantagens, pode causar reações alérgicas em algumas pessoas. Como sempre reforçamos, o uso terapêutico das plantas não substitui os cuidados médicos e/ou tratamentos com medicamentos, são apenas um reforço natural para estimular nosso organismo.

Conheça nosso Chá de Capim-Cidreira com Própolis Orgânico, clicando aqui. 

Fontes:

Dicas de Mulher

Tua Saúde

MN Própolis - 7 motivos para consumir Extrato de Própolis

Mundo Educação

Produtos sugeridos

Artigos Relacionados

Outros artigos

O site da MN Própolis usa cookies.
Usamos cookies para garantir a melhor experiência na visita em nosso site coletando dados estatísticos. Caso continue a navegar, entenderemos que você concorda com a nossa Política de Privacidade e LGPD. Caso não concorde com nossa Política, sua experiência poderá ser limitada.
x