5 benefícios de tomar chá com mel

5 benefícios de tomar chá com mel

16/11/2021

5 benefícios de tomar chá com mel

Bebidas quentes adoçadas com mel agradam o paladar de muita gente, mas em especial, nos dias frios  fica quase impossível resistir aquele chazinho quente com mel, não é mesmo? O costume de adoçar chá com  mel é muito comum entre as pessoas e por sinal, não é apenas gostoso, ele pode fazer muito bem ao  organismo e à saúde. 

O mel é um alimento natural, produzido pelas abelhas e altamente nutritivo. Rico em potássio, cálcio, ferro,  vitamina C, D, E e vitaminas do complexo B. Além disso, apresenta ação anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana, antibactericida, antibiótica, antiviral e fortalecedora do sistema imunológico. Ele é docinho, gostoso e saudável, por isso em muitas receitas é utilizado para substituir o açúcar. Se você  quer descobrir os benefícios de tomar chá com mel, está no lugar certo!  

Pode adoçar chá com mel 

Digamos que não só pode como deve! Diferente do açúcar refinado, que oferece apenas calorias vazias, ou  seja, sem valor nutricional, o mel é capaz de oferecer ao organismo inúmeros benefícios e fazer muito bem  para sua saúde. 

O chá com mel já é conhecido do “tempo das avós”, é aquele santo remédio para o alívio de gripes e  resfriados, mas não precisa ser consumido somente nesses casos. Conheça alguns benefícios de tomá-lo  frequentemente logo abaixo: 

Aumentar as defesas do corpo 

O mel é rico em antioxidantes, capazes de agir contra a ação dos radicais livres em nosso organismo e  preservar as células do nosso corpo. Além disso, também apresenta ação estimuladora do sistema  imunológico. 

Melhorar a saúde do sistema respiratório 

O mel age contra bactérias causadoras de doenças comuns como sinusite, asma e pneumonia, aliviando  os sintomas e ajudando no bem-estar. “O mel foi superior ao cuidado habitual para melhoria dos sintomas  de infecções do trato respiratório superior”, escreveram eles no jornal BMJ Evidence-Based Medicine. 

Melhora o humor 

O mel estimula a produção da serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar. A  falta deste hormônio pode causar estresse, irritabilidade, ansiedade, etc. 

Funcionamento do intestino 

Nosso intestino possui bactérias naturais necessárias para seu funcionamento correto e, manter o  equilíbrio do que chamamos de microbiota intestinal ou  ora intestinal, é importante para evitar  constipações e desconfortos. O mel é um importante aliado, pois ajuda a controlar os níveis desses  microrganismos e auxiliar no bom funcionamento do corpo. 

Pele linda e radiante 

Por ser rico em antioxidantes, o mel auxilia no combate à ação dos radicais livres e protege o DNA das  células evitando seu envelhecimento precoce e assim contribui para uma pele mais saudável e bonita.  Também por esse motivo o mel é um ingrediente muito comum em cosméticos e produtos de beleza.

Que tipos de chá combinam com mel? 

Essa é uma questão bem pessoal, de modo geral, em todos os chás que você costuma colocar açúcar, pode  substituir pelo mel. Separamos algumas receitas mais comuns para ver como é simples e fácil incluir o chá  com mel em seu dia-dia: 

Chá de Alho com Mel 

Chá de Limão com Mel 

Chá de Capim Cidreira 

Embora tenhamos falado de alguns benefícios do mel, para que realmente possa usufruir desses benefícios  é preciso utilizar um mel com qualidade assegurada. Clique aqui para saber onde comprar mel puro. 

Fontes: 

MN Própolis - Mel para gripe

Mundo Boa Forma

MN Própolis - Benefícios Mel de Abelha

Portal Mie

 

Produtos sugeridos

O site da MN Própolis usa cookies.
Usamos cookies para garantir a melhor experiência na visita em nosso site coletando dados estatísticos. Caso continue a navegar, entenderemos que você concorda com a nossa Política de Privacidade e LGPD. Caso não concorde com nossa Política, sua experiência poderá ser limitada.
x