receitas com mel
Receitas out 13
Por MN Própolis Loja 0 Comentários

O mel é produzido pelas abelhas a partir do néctar que elas coletam nas flores. Ele é um alimento natural que apresenta um alto valor nutritivo. Em outras palavras, o mel é rico em nutrientes como potássio, cálcio, ferro, vitamina C, D, E e vitaminas do complexo B. Da mesma forma, os compostos bioativos presentes em sua composição também são benéficos ao corpo humano, pois possuem ação anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana, antibactericida, antibiótica e fortalecedora do sistema imunológico. Você pode aproveitar todos esse benefícios com receitas com mel.

Sendo um alimento muito bom para saúde, é importante que o mel faça parte de nossa rotina alimentar, porém, nem sempre isso acontece. E a falta de conhecimento sobre as formas de uso do produto pode ser um dos motivos, já que por ser um alimento doce, algumas pessoas podem restringir seu uso. É comumente utilizado para adoçar chás, café, suco, saladas de frutas, iogurtes, sorvetes, etc. E embora seja mesmo uma ótima opção para substituir o açúcar em doces, há diversas outras opções de receitas com mel para variar o cardápio, indo de alimentos simples do dia-dia até opções mais elaboradas, perfeitas para datas especiais. Pensando nisso, escolhemos algumas receitas com mel para mostrar a versatilidade e a facilidade de incluir em sua alimentação, com pratos deliciosos que em contrapartida oferecem também saúde e nutrição.

Conheça abaixo algumas receitas com mel que indicamos:

Doces:

Bolo Integral de Cenoura e Mel com Calda de Chocolate

Massa

Ingredientes:

3 unidades de ovo

1/2 xícara (chá) de óleo de girassol

1 xícara (chá) de Mel de Laranjeira MN Própolis

2 unidades de cenoura descascadas e picadas

2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral orgânica

1/2 colher (sopa) de fermento químico em pó

Modo de Preparo:

Bata os ovos, o Mel de Laranjeira MN Própolis, a cenoura e o óleo no liquidificador. Despeje numa tigela e misture delicadamente com a farinha até ficar homogêneo. Por último acrescente o fermento e misture novamente. Coloque numa forma untada e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos ou até passar no teste do palito (furar com palito e ele sair seco).

Cobertura

Ingredientes:

180 gr de chocolate meio amargo

4 colheres (sopa) de Mel de Laranjeira MN Própolis

4 colheres (sopa) de leite desnatado

Modo de Preparo:

Em uma tigelinha leve o chocolate ao micro-ondas em potência média por 30 segundos, retire, mexa com uma espátula, coloque por mais 30 segundos e repita os processos até derreter por completo.

Misture os demais ingredientes até virar uma mistura brilhante e homogênea e coloque sobre o bolo desenformado.

A receita rende um bolo pequeno, forma redonda de aproximadamente 24cm.

Bolo Favo de Mel

Ingredientes:

3 xícaras de farinha de trigo

3/4 colher de sopa de fermento em pó

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

3/4 xícaras de açúcar

1 colher de chá de sal

1/4 xícara de Mel Puro MN Própolis

230g de manteiga (amolecida)

4 ovos

1 xícara de leite

1 colher de sopa de extrato de baunilha

Desemoldante para bolos, caso não tenha pode utilizar óleo para untar a forma.

OBS: a forma em formato de favo é fácil de ser encontrada pela internet, mas você pode fazer em qualquer outro modelo que vai ficar uma delícia!

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C e deixe a forma já untada. Comece misturando a farinha, o bicarbonato, o fermento e o sal em uma tigela. Em outra tigela bata a manteiga e o açúcar até ficar fofo. Adicione os ovos, um de cada vez enquanto continua batendo. Em seguida adicione o mel e a baunilha. Deixe misturar bem e lentamente coloque a mistura de farinha, alternando com o leite. Bata até ficar homogêneo. Coloque a mistura na forma preparada e leve ao forno pré-aquecido por em média 45 minutos, verifique se está assado cutucando um garfo no bolo, se ele sair limpo e sair sequinho pode desligar. Deixe esfriar e desenforme.

Se preferir o bolo mais molhadinho, faça uma calda com os ingredientes:

100mL de água

4 colheres de sopa de suco de limão

2 colheres de sopa de Mel Florada Laranjeira MN Própolis

Misture e leve aofogo, mexa até ferver e reduzir pela metade.

Salgadas:

Abóbora assada com Mel e Tomilho

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de Mel Puro MN Própolis

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Meia abóbora japonesa com casca cortada em fatias

Pimenta-do-reino preta moída a gosto

Tomilho fresco a gosto

Modo de Preparo:

Disponha as fatias de abóbora em uma assadeira, regue com azeite e pincele com o Mel Puro MN Própolis e polvilhe com a pimenta-do-reino, sal e o tomilho. Leve ao forno quente (200 graus) e asse por em média 35 minutos, ou até que a abóbora fique macia e doure levemente. Retire do forno e sirva em seguida.

Peito de Frango com Mel e Shoyu

Ingredientes:

1 peito de frango sem osso dividido ao meio

1/4 xícara de manteiga

1/4 xícara de Mel Puro MN Própolis

2 colheres (sopa) de Molho Shoyu MN Própolis

Sal a gosto

Azeite de oliva para untar

Modo de preparo:

Bata cuidadosamente cada metade do peito de frango, achatando-o e tempere com sal. Coloque os peitos de frango em uma assadeira untada com o azeite e reserve. Em uma panela, derreta a manteiga e adicione o Mel e o Shoyu MN Própolis. Cubra o frango com o molho e leve para assar em forno médio, preaquecido a 180°C, por 45 a 50 minutos, coberto com papel-alumínio. Com o restante do molho, banhe o frango a cada 15 minutos.

Após 45 minutos retire o papel-alumínio e aumente a temperatura para 200 ºC. Asse por mais 10 minutos ou até quando o frango estiver dourado e macio.

Pizza de Figos, Presunto, Queijos e Mel

Massa

Ingredientes:

3 xícaras de farinha de trigo

10g de fermento biológico seco

1 colher de chá de açúcar

1 colher de chá de sal

1 xícara de água morna

20mL de azeite

Modo de Preparo:

Misture todos ingredientes secos, em seguida acrescente a água e o azeite. Sove com farinha de trigo até que a massa fique homogênea e sem grudar nas mãos. Deixe descansar por 1 hora, passado esse tempo ela deve ter dobrado de tamanho. Divida em duas partes e abra a massa, leve para pré-assar por em média 15 minutos.

Recheio

Ingredientes:

Molho de Tomate

Figos frescos

Rúcula

300g de presunto fatiado

300g de queijo mussarela

100g de queijo gorgonzola

Mel Puro MN Própolis

Modo de preparo:

Após a massa pré-assada, coloque sobre ela uma boa quantidade de molho de tomate, coloque o queijo muçarela, o presunto e por cima o queijo gorgonzola. Leve para assar por mais 15 minutos, cuidado para que o presunto não seque. Tire a pizza do forno, regue com o Mel Puro MN Própolis a gosto, coloque a quantidade desejada de rúcula e está pronto para servir. (Essa quantidade rende 2 pizzas).

Assim, ficou fácil se inspirar e até mesmo criar suas próprias receitas com mel. O importante é utilizar sempre um mel de qualidade, com registro e que siga todas as normas regulamentares. Na MN Própolis, os méis passam por um rigoroso processo de controle de qualidade, além de todos os lotes terem análise em laboratório especializado. A certificação de Boas Práticas de Fabricação e, para a linha orgânica o selo Orgânico, atestam a confiabilidade e segurança alimentar do produto.

Conheça a linha completa de méis e adquira já o seu na loja virtual MN Própolis.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?