Receitas de páscoa saudáveis para deixar o domingo mais especial

Receitas de páscoa saudáveis para deixar o domingo mais especial

14/04/2022

Receitas de páscoa saudáveis para deixar o domingo mais especial

A Páscoa é uma das épocas mais gostosas do ano, não tem como negar. Reunião familiar, mesa farta, comidas gostosas e não podemos esquecer os queridinhos da data: os ovos de Páscoa!

Pensando em deixar esse dia ainda mais especial, selecionamos receitas de páscoa que vão agradar toda família! O domingo de Páscoa está chegando e você ainda está em dúvida sobre o que servir neste dia, chegou no lugar certo, vamos lá?

 

Bacalhau à moda oriental

Ingredientes:

200g de Bacalhau (seco)

2 colheres de saquê mirim

1 chávena de água

8 pés de shitake bem lavados

sal a gosto

meia cenoura em motivo chinês

1 talo de aipo em juliana

2 cogumelos shitake em triângulos

meio talo de alho-poró em rodelas finas

50g de mohaschi (broto de feijão)

1 colher (sopa) de pimentão vermelho

1 colher (sopa) de azeite

1 colher de Molho Shoyu Ligth MN Food

1 dente de alho picado

1 pitada de creme de arroz

1 colher (chá) de óleo de gergilim

1 colher de gengibre cortado em fatias finas e cozidas em água

10 folhas de manjericão roxo

1 colher (chá) de semente de papoula

meio tomate em leque

4 talos de cebolinhas verde

Modo de Preparo:

Cozinhar o bacalhau no court buillon durante 4 a 5 minutos com o saquê, a água e os pés de shitake. Enquanto isso, dourar o alho picado no azeite e refogar os legumes rapidamente na seguinte ordem: cenoura, aipo, pimento, alho-poro, mahashi e shitake (deixar os legumes crocantes). 

Diluir o creme de arroz com um pouco de saquê e dar uma liga nos legumes para que fiquem brilhosos. Colocar os legumes num prato de cerâmica. Escorrer o peixe e colocar ao lado dos legumes. 

Na mesma panela dos legumes, esquentar o óleo de gergilim para refogar o gengibre e as folhas de manjericão roxo. Colocar este preparo em cima do bacalhau e salpicar com semente de papoula. Decorar o prato com um leque de tomate e 4 talos de ciboulette.

 

Pão de Mel Saudável

1 xícara (chá) de farinha integral

1 xícara (chá) de farelo de aveia ou de quinoa em flocos

1/4 de farinha branca

3/4 de xícara de Mel Puro MN Própolis

1/4 de açúcar mascavo

1/4 de xícara de óleo de milho ou girassol

1 colher rasa de sopa de fermento em pó para bolo

1 e 1/2 colher (café) de cravo em pó

1 e 1/2 colher (café) de noz-moscada

2 colheres (chá) de canela em pó

1 e 1/2 de água em temperatura ambiente

1 colher (café) de baunilha (opcional)

Modo de Preparo:

Coloque no liquidificador a água, óleo, o açúcar mascavo e o mel. Bata bem, transfira para o bowl, vá acrescentando os demais ingredientes, bata muito bem, a massa ficará com um aroma especial. Desligue a batedeira e acrescente o fermento e agregue delicadamente.

Distribua em mini forminhas de silicone ou forminhas próprias para pão de mel. Leve ao forno a 180º C, por 40 minutos (dependendo do forno).

Derreta um pedaço de chocolate meio amargo, amargo ou zero açúcar. Passe apenas uma camada fina no tampo do pão de mel.

 

Ovo de Páscoa de Pão de Mel

1 xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de Mel Puro MN Própolis

200 gramas de manteiga

3 ovos

1 xícara (chá) de leite

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento químico rasa

500 gramas de cobertura de chocolate ao leite (fracionado)

doce de leite comprado pronto 

Modo de Preparo:

Bata o açúcar, o mel, a manteiga e os ovos por 5 minutos. Adicione o leite e a farinha, batendo até ficar homogêneo. Acrescente o fermento.

Despeje em uma forma untada com a farinha e leve ao forno médio (170 ºC a 190 ºC) por 50 minutos. Desenforme.

Derreta o chocolate conforme as instruções da embalagem. Em uma forma própria para os ovos de Páscoa, passe uma camada de chocolate e leve para a geladeira até que ele endureça.

 Retire e passe uma camada de doce de leite. Cubra todo o doce de leite com os pedaços do pão de mel. Em seguida, coloque outra camada de chocolate e leve à geladeira novamente.

O ovo estará pronto quando desgrudar da forma. 

 

Colomba Pascal

Massa

Ingredientes:

4 colher(es) de sopa de água

1 colher(es) de sobremesa de fermento biológico (30 gramas)

2 copos americanos cheios de farinha de trigo

2 colher(es) de sopa de manteiga

1/2 copo americano de açúcar

1 colher(es) de café de sal

5 gemas

3 colher(es) de sopa de Mel Puro MN Própolis

1/2 copo americano de leite gelado

essência de laranja a gosto ou raspas de 1 laranja

1 xícara(s) de chá de uvas passas

1 e 1/2 xícara(s) de chá de frutas cristalizadas

óleo para trabalhar a massa

Modo de Preparo:

Coloque o fermento em um pequeno recipiente e esfarele com as mãos. Adicione duas colheres de farinha, quatro colheres de água e misture. 

Reserve essa pequena massa por 20 minutos, até que ela cresça. É essa massa (chamada de esponjinha, pelo aspecto) que vai fazer com que a colomba fique macia. 

Em uma superfície de pedra ou em uma batedeira, coloque o restante da farinha de trigo e junte a massa de fermento reservada, a manteiga, o açúcar, o sal, as gemas e o mel.

Misture a massa e vá acrescentando o leite aos poucos (cuidado para não colocar muito e perder o ponto da massa, que deve ficar maleável, mas não muito mole)

Neste momento, acrescente duas colheres de sopa de essência de laranja ou a raspa da fruta. Sove bem a massa por cerca de 20 minutos ou até chegar ao ponto de véu, ou seja, até que possa ser esticada, sem se romper, mas transparente.

Nesse momento, acrescente as uvas-passas e as frutas cristalizadas e incorpore delicadamente à mistura. Usando óleo nas mãos para trabalhar a massa, divida-a em duas partes e deixe descansar por 10 minutos. Corte ao meio cada pedaço de massa. Com pouco mais de metade de uma das porções, faça um rolo e acomode-o no meio da fôrma própria para colomba (à venda em lojas de confeitaria). Divida o outro pedaço em dois e coloque nas partes menores da fôrma.

Faça o mesmo com a outra parte da massa e preencha mais uma fôrma da mesma maneira. Deixe a massa descansar de 30 a 50 minutos, para crescer. Lembre-se que no calor a massa cresce mais rápido, por isso, se preferir, cubra a massa com um pano de prato seco e limpo.

Cobertura

Ingredientes:

1 copo americano de castanhas de caju trituradas

castanhas de caju ou nozes para polvilhar

1 e 1/2 copo americano de açúcar de confeiteiro

5 claras de ovos

Modo de Preparo:

Enquanto a massa cresce, prepare a cobertura: coloque em um recipiente a castanha de caju triturada e metade do açúcar de confeiteiro. Em seguida, acrescente as claras e misture bem. Coloque a cobertura sobre as colombas.

Antes de levá-las ao forno, salpique mais castanha de caju ou nozes e peneire a outra metade do açúcar de confeiteiro. Leve ao forno médio pré-aquecido (180ºC) por 30 minutos.

 

Gostou das nossas receitas? Então faça e não se esqueça de postar foto marcando a gente nas redes sociais. Em nosso blog você encontra muitas outras receitas, para todas as ocasiões e sempre saudáveis, para ver, clique aqui.

Desejamos uma Páscoa muito feliz, repleta de união, amor e paz! Que essas receitas de Páscoa façam seu dia mais alegre, gostoso e que juntos, possamos sentir o verdadeiro significado da data.

 

Fontes:

Tudo Gostoso 

Receitas Globo 

Claudia Abril Receitas 

Uol Receitas

Produtos sugeridos

O site da MN Própolis usa cookies.
Usamos cookies para garantir a melhor experiência na visita em nosso site coletando dados estatísticos. Caso continue a navegar, entenderemos que você concorda com a nossa Política de Privacidade e LGPD. Caso não concorde com nossa Política, sua experiência poderá ser limitada.
x