Brigadeiro de mel: confira a receita desse doce delicioso

Brigadeiro de mel: confira a receita desse doce delicioso

23/08/2021

Brigadeiro de mel: confira a receita desse doce delicioso

Irresistível e brasileiro, o brigadeiro é um sucesso em qualquer festa e agrada qualquer um, não importa a hora e o lugar. Perfeito até para presentear, o brigadeiro é um doce tradicional do Brasil que conquistou o paladar das pessoas e marcou uma vitória importante para as mulheres na busca pela igualdade de direitos.

Isso mesmo, você pode não saber, mas esse docinho delicioso surgiu na década de 40, no Rio de Janeiro. Na mesma época em que as mulheres começaram a participar da política - o voto para mulheres casadas foi liberado em 1932 e para as demais em 1945 - e muitas delas vendiam o doce nos comícios do então candidato à presidência Eduardo Gomes, que além de candidato era Brigadeiro da Força Aérea. Daí o nome do doce que até hoje é paixão em todo território nacional.

O brigadeiro tradicional é feito com apenas 3 ingredientes: leite condensado, chocolate em pó e manteiga. No entanto, hoje em dia é possível encontrar várias versões, sabores além do chocolate e até mesmo receitas mais saudáveis e menos calóricas. Afinal, sabemos que o leite condensado é um alimento processado e com alto teor de açúcar.

Pensando sempre na saúde e no bem-estar, era preciso encontrar uma receita mais saudável, menos calórica, mas que fosse gostosa e macia, assim como o brigadeiro tradicional. E assim descobrimos o brigadeiro de mel, feito com biomassa de banana verde, pra você poder comer quantos quiser sem culpa. Quer aprender? Vem com a gente!

Ingredientes:
Biomassa de 4 bananas verdes;
½ xícara de farinha de aveia;
2 colheres de Mel Puro MN Própolis
1 colher de cacau em pó;
1 colher de manteiga (se possível utilize manteiga clarificada, ela é mais saudável)
Flocos de aveia ou cacau para finalizar

Modo de Preparo:
Em um liquidificador, bata a biomassa de banana com o mel e o cacau. Em uma panela, derreta a manteiga, acrescente a mistura do liquidificador e mexa até reduzir e engrossar. Acrescente a farinha de aveia, aos poucos, até obter o ponto desejado. Desligue o fogo, coloque em um refratário e deixe esfriar. Depois de frio, enrole os brigadeiros e passe nos flocos de aveia ou no cacau em pó.

DICA: a biomassa de banana verde é fácil de ser encontrada em lojas de alimentos naturais e também pode ser preparada em casa, basta cozinhar as bananas verdes em panela de pressão e depois bater no liquidificador até formar uma pasta homogênea. No Youtube você encontra vários vídeos ensinando.

Quais os benefícios do brigadeiro de mel?
Além do sabor diferenciado com o gostinho único do mel, o brigadeiro de mel é uma opção mais saudável que além de ser menor calórica, agrega os benefícios de ingredientes como a banana, a aveia e também as propriedades do mel.
O mel é um alimento natural, produzido pelas abelhas, excelente para a saúde e principalmente para nosso sistema imunológico. E assim, além de adoçar, ele oferece alto valor nutritivo, pois é rico em nutrientes como potássio, cálcio, ferro, vitamina C, D, E e vitaminas do complexo B e seus compostos bioativos promovem ação anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana, antibactericida, antibiótica e fortalecedora do sistema imunológico. Confira aqui os principais benefícios do mel de abelha.

Mel pode ser consumido diariamente e usado em diversas receitas, especialmente quando se quer substituir o açúcar na dieta alimentar. Em nosso site você encontra uma sessão com diversas receitas práticas, saudáveis e deliciosas. Conheça agora mesmo em www.mnpropolis.com.br.

Fontes:
Revista Galileu
Mundo Boa Forma
Panelinha
Brasil Escola
G1 - Globo
Como fazer BIOMASSA de Banana Verde
MN Própolis - Como a abelha faz o mel
MN Própolis - Benefícios do Mel da abelha

Produtos sugeridos

Artigos Relacionados

O site da MN Própolis usa cookies.
Usamos cookies para garantir a melhor experiência na visita em nosso site coletando dados estatísticos. Caso continue a navegar, entenderemos que você concorda com a nossa Política de Privacidade e LGPD. Caso não concorde com nossa Política, sua experiência poderá ser limitada.
x