Uso do Mel para Cosméticos

Uso do Mel para Cosméticos

13/05/2020

Uso do Mel para Cosméticos

Sabe-se que no antigo Egito o principal ingrediente usado pelas mulheres para cuidar da beleza era o Mel. Conta-se que a Rainha Cleópatra utilizava diariamente máscaras de Mel e Aloe Vera (Babosa)1, se banhava em leite de animais com mel para manter a pele bonita e limpa e os fios de cabelo sempre hidratados.

Além de ser um excelente alimento para a saúde, o mel tornou-se uma tendência no mercado nacional e internacional de fabricação de produtos de beleza devido aos benefícios desta surpreendente matéria-prima. Não somente o mel, mas também da cera, geleia real e da própolis é possível produzir, por exemplo, sabonetes, xampus, cremes e máscaras dermatológicas.

 

Mel - nutre e hidrata

O mel é um grande umectante natural e alimento para os tecidos epiteliais, já que os seus açúcares naturais são semelhantes aos fatores hidratantes da própria pele que também nutrem. Por este motivo favorecem peles secas e frágeis suavizando-as intensamente, o mesmo acontece para com o cabelo.

 

Geleia real - Mantém a pele elástica e luminosa

Usada normalmente como tônico energético sem saber que ao mesmo tempo exerce um efeito hidratante interno na pele. A geleia real ajuda a suavizar eficazmente os sinais de envelhecimento porque favorece a restituição celular e atrasa o debilitar dos tecidos cutâneos. O seu efeito tonificante e iluminador da pele nota-se desde as primeiras aplicações.

 

Própolis - Limpeza de impurezas

Suas potentes ações anti-inflamatória e antibactericida são ideais para limpar a feridas cutâneas e ajudar na regeneração da pele, mas na sua aplicação meramente cosmética destaca a sua propriedade dermopurificante. Por isso é incluída na composição de numerosas máscaras adequadas sobretudo a peles gordurosas ou com acne. Diluído num pouco de óleo de amêndoas é ideal para aplicar-se depois da depilação ou da barba feita, no caso dos homens. Encontramos própolis nos xampus, por exemplo, já que a sua ação purificante também é válida para o couro cabeludo, onde atua eliminando a caspa, prevenindo sua posterior formação, controlando a oleosidade, estimulando o crescimento saudável dos fios.

 

Cera de abelhas - Protege e suaviza

Como o mel, a cera de abelhas é um dos mais antigos ingredientes conhecidos usado para cosméticos, já que é um perfeito emulsionante natural para a elaboração de cremes e máscaras e também tem propriedades nutritivas. É muito comum seu uso para depilação, e também utilizado para cremes e loções para as mãos ou de batons para os lábios, tratando os ressecamentos provocados pelo frio. 2

 

Clique aqui para conhecer nosso Mel Puro.

 

 

Fontes:

1 O Poder Curativo - Mel – página 39, Editora Escala

2 http://www.emporioapisbotanica.com.br/guia-cosmetica.php

Artigos Relacionados

Outros artigos

2