Selo SIF: Saiba o que é e porque é tão importante

Selo SIF: Saiba o que é e porque é tão importante

06/12/2021

Selo SIF: Saiba o que é e porque é tão importante

Você é daquelas pessoas que leem os rótulos de tudo que consomem? Se sua resposta é não, temos um conselho: comece a ler. Mas se a sua resposta é sim e você lê os rótulos do que consome, com certeza você já viu em alguns alimentos um selo com a sigla S.I.F. não é mesmo? E você sabe o que ele significa? 

Lembre-se, o selo SIF não está presente em tudo que se consome, apenas em produtos que sejam registrados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Descubra agora o que é o selo SIF, o que significa essa sigla e porque é tão importante que ele esteja presente no que você consome.

O que é o Selo SIF

Parece simples, a sigla do selo SIF é a abreviação de Serviço de Inspeção Federal. E analisando ao “pé da letra” é possível entender que consiste no serviço de inspeção, verificação ou controle de algum Órgão Federal, não é mesmo?

É isso mesmo, de acordo com o site do MAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a função principal do selo SIF é assegurar a qualidade do produto e garantir que aquele produto e sua cadeia de produção foram inspecionados e ele está em condições de ser consumido.

Para que serve o Selo SIF

Em todas as áreas da indústria existem normas, regras e exigências que as empresas precisam seguir para que de forma rigorosa, seja entregue ao consumidor um produto de qualidade e seguro.

No ramo alimentício é certo que essa responsabilidade é ainda maior, visto que os alimentos são ingeridos e refletem diretamente na saúde dos consumidores. Neste caso, as diretrizes precisam ser criteriosamente seguidas para a segurança dos consumidores.

Qual a importância do Selo SIF

Até chegar nas mãos do consumidor, os produtos percorrem longos caminhos e os selos de inspeção garantem o padrão e a qualidade dos produtos.

O SIF atua diretamente nas indústrias de produtos de origem animal, inspecionando e avaliando desde o abate, além de monitorar todo o processo de manuseio e armazenagem da carne, leite, ovos, produtos de abelhas, pescados ou qualquer outro derivado de animais.

Por fim, podemos concluir que o selo SIF garante que o produto foi inspecionado de acordo com as diretrizes determinadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Dessa forma, ao comprar um produto com o selo SIF você garante a aquisição de um produto com padrão, que não vai se alterar (bruscamente) de um lote para outro. Assim como os produtos MN Própolis, que são todos registrados e inspecionados pelo MAPA, por se tratarem de alimentos que podem sofrer pequenas alterações de acordo com a florada de produção, seguem um padrão constante de qualidade que garante os níveis de nutrientes, propriedades e principalmente segurança alimentar.

Além disso, as normas e diretrizes seguidas para a concessão do selo SIF nos produtos são determinadas pelo Governo, de acordo com estudos, ciência e tecnologias que juntos estabelecem padrões com qualidade elevada pensando na sua saúde e bem-estar. Objetivo que também faz parte do consumo responsável e consciente, assim como os alimentos orgânicos. Quer saber o que são e quais seus benefícios para saúde? Clique aqui.

Fontes:

MN Própolis - Alimentos Orgânicos

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

 

Produtos sugeridos

Artigos Relacionados

O site da MN Própolis usa cookies.
Usamos cookies para garantir a melhor experiência na visita em nosso site coletando dados estatísticos. Caso continue a navegar, entenderemos que você concorda com a nossa Política de Privacidade e LGPD. Caso não concorde com nossa Política, sua experiência poderá ser limitada.
x