Própolis de abelha: Conheça 3 benefícios de consumir

Própolis de abelha: Conheça 3 benefícios de consumir

04/03/2021

Própolis de abelha: Conheça 3 benefícios de consumir

As abelhas são insetos sociais, ou seja, insetos que vivem em grupos bem organizados, como uma sociedade. Assim, dentro das colmeias cada abelha possui uma função específica: a abelha rainha põe milhares de ovos por dia, os zangões são machos reprodutores e o trabalho todo fica por conta das operárias. Além de mel, cera, pólen e geleia real, elas também produzem a própolis de abelha, um alimento natural, é claro, e com inúmeros benefícios ao organismo. Confira aqui o que é própolis de abelha e 3 de seus principais benefícios:

Afinal, o que é própolis de abelha?

A própolis é um alimento natural, produzido pelas abelhas a partir da resina coletada na vegetação de onde vivem. Embora para nós seja um alimento, dentro da colmeia a função é diretamente ligada a proteção, higiene e saúde.

As operárias produzem a própolis para vedar as frestas da colmeia e assim manter a temperatura, impedir a entrada de vento, chuva, outros insetos e inibir a entrada e proliferação de bactérias, vírus e fungos.

Os 3 principais benefícios da própolis de abelha

Suas propriedades variam entre ação cicatrizante até a prevenção de diversas doenças. No decorrer de anos de estudos, há inúmeras evidências e comprovações de benefícios que a própolis de abelhas pode oferecer ao corpo humano. Agora, vamos abordar os 3 principais:

Ação Anti-inflamatória

A própolis de abelha é rica em aminoácidos, vitaminas e flavonoides. Estes, são compostos bioativos que agem diretamente nas células e tem propriedades anti-inflamatórias. Assim, o alto nível de flavonoides na própolis, faz com que o alimento seja classificado como um excelente anti-inflamatório natural, muito usado para auxiliar no tratamento de inflamações das vias respiratórias, como bronquite e até infecções urinárias, intestinais e úlceras gástricas.

Ação Antibiótica

Estudos identificaram forte ação da própolis contra diversas bactérias. E, ao contrário do que acontece com os antibióticos sintéticos, contra a própolis as bactérias não conseguem criar resistência. Outro fator positivo é que a própolis de abelha tem a capacidade de combater as bactérias nocivas e preservar as benéficas, como as encontradas na flora intestinal. Desta forma favorecendo um bom funcionamento do intestino além de fortalecer o sistema imune.

Efeito Antioxidante

Outro benefício importante de destacar da própolis de abelha é o alto nível de antixoxidantes. Os antixoxidantes estão presentes em diversos alimentos, porém, em baixa quantidade; já na própolis é abundante. Eles são responsáveis por agir em nosso organismo inibindo a ação dos radicais livres e assim previnem a degradação das células, o envelhecimento e diversas doenças, como até mesmo alguns tipos de câncer.

Os efeitos benéficos da própolis vão além destes que abordamos, a substância natural produzida pelas abelhas também é eficaz como cicatrizante e regeneradora de tecido, anestésica e a função pela qual é mais conhecida: estimuladora e fortalecedora do sistema imunológico. Definitivamente, não há desculpas para não incluir a própolis de abelha em sua rotina alimentar.

A MN Própolis tem uma linha completa de extratos de própolis, em versões alcoólicas e aquosa, orgânica e tradicional e também em cápsulas. Adquira seu Extrato de Própolis na loja virtual MN Própolis e receba no conforto de sua casa!

 

Fontes:

https://conhecimentocientico.r7.com/abelhas/

https://saude.abril.com.br/alimentacao/o-que-e-propolis-benecios/

http://www.ipasealsaude.al.gov.br/aviso/item/2233-o-poder-da-propolis-para-saude

https://mundoeducacao.uol.com.br/curiosidades/benecios-propolis.htm

https://www.minhavida.com.br/saude/materias/10818-propolis-assume-funcoes-de-remedio-natural-multiuso

 

Artigos Relacionados