Por que o mel cristaliza e como descristalizar

Por que o mel cristaliza e como descristalizar

05/10/2020

Por que o mel cristaliza e como descristalizar

Se o mel faz parte de sua dieta e hábitos alimentares, com certeza você já deve ter observado que com o passar do tempo, alguns méis ficam com a textura mais cremosa e apresentam a formação de pequenos cristais, que dão a impressão do mel estar açucarado. Logo, isto pode acontecer em casa ou até mesmo na prateleira dos supermercados e, este processo é chamado cristalização.

 

Por que o mel cristaliza?

Entenda agora o por que o mel cristaliza e continua apresentando os mesmos nutrientes e benefícios à nossa saúde. De acordo com especialistas, a cristalização do mel é um processo natural e ocorre graças à separação da glicose e da frutose presente no alimento. Esses açucares naturais compõe 80% das propriedades do mel, os outros 20% são compostos de água e sais minerais. A glicose e a frutose se solidificam dependendo da temperatura e umidade do ambiente em que o produto está sendo conservado, dessa forma, sendo mais recorrente no inverno, por exemplo

Outro fator importante é a origem floral do mel, o pólen e o néctar das flores utilizado pelas abelhas para produzir o mel, são fatores que interferem na rapidez da cristalização do mel. Portanto, dependendo da temperatura e da florada, o mel leva mais ou menos tempo para cristalizar.

Podemos considerar que a cristalização é até uma prova da pureza do mel, já que méis adulterados com glicose comercial, melado de cana ou até mesmo calda de açúcar, por exemplo, mantém-se líquidos mesmo sob baixas temperaturas.

Existem também méis puros que passam por procedimento de homogeneização ou pasteurização, estes não cristalizam. Porém devido a exposição a altas temperaturas, como resultado, há uma perda signficativa de suas propriedades, reduzindo assim a qualidade do produto.

 

O mel cristalizado possui a mesma qualidade?

Com a cristalização, o mel fica com aspecto cremoso, a formação dos cristais pode acontecer em todo o pote ou somente em parte dele. Assim como não altera de sabor, também não há alterações suas propriedades nutricionais. Ele continua saudável e próprio para consumo, podendo ser consumido normalmente.

 

Como reverter esse processo?

Caso o mel cristalize o processo para voltar a ser líquido é simples e fácil. O mel pode ser aquecido na luz do Sol, ou em banho-maria, à temperatura máxima de 45ºC conforme indicado pelo Ministério da Agricultura (MAPA). Em contrapartida, como suas propriedades são altamente sensíveis ao calor, recomendamos que aqueça a água em uma panela, antes de ferver desligue o fogo e coloque o recipiente com o mel na água, deixe em banho até que o mel volte ao seu estado natural. Pelo mesmo motivo também não recomendamos o uso do micro-ondas.

 

Agora que você já sabe que porque o mel cristaliza conheça os benefícios deste alimento natural e inclua já em seu dia-dia.

 

Fontes:

1 https://www.funverde.org.br/blog/cristalizacao-do-mel/

2 https://www.mel.com.br/mel-cristalizado/

Artigos Relacionados

Outros artigos

2