O que são alimentos liofilizados? Descubra aqui!

O que são alimentos liofilizados? Descubra aqui!

22/02/2022

O que são alimentos liofilizados? Descubra aqui!

Manter uma alimentação equilibrada e saudável não é uma tarefa tão fácil para muitas pessoas. Com nosso cotidiano cada vez mais acelerado, ter tempo de escolher os alimentos frescos, higienizar, armazenar e preparar, não é uma opção para todos. Sem contar que, alimentos naturais não contém conservantes, o que faz com que durem menos. Logo, é preciso novamente, repetir todo processo.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o ideal para nossa saúde é a ingestão de 5 porções (mais ou menos 400g) de frutas e vegetais por dia. O que já vimos que nem sempre é fácil de realizar em nossas atividades diárias. Por isso, os alimentos liofilizados vêm cada vez mais ganhando espaço no mercado.

E agora, você sabe o que é ou pelo menos já ouviu falar em alimentos liofilizados? Pode parecer novo, mas é coisa do século passado, e se você quer conhecer, entender e descobrir mais sobre os alimentos liofilizados veja esse artigo até o final.

Afinal, o que são alimentos liofilizados?

Embora estejam conquistando as prateleiras somente agora, o processo de liofilização foi inventado em 1906, por um médico francês. Mas foi somente em 1933 que começou a ser usado comercialmente e, após a Segunda Guerra Mundial a NASA começou a usar a técnica para produzir comida para seus astronautas.

Os alimentos liofilizados são basicamente alimentos desidratados, porém, como passam por um processo diferenciado, preservam seus valores nutricionais. Entenda agora o porquê.

O processo de liofilização na prática

Conforme já falamos, a liofilização consiste na desidratação do alimento, no entanto, esse processo é feito de forma diferenciada da desidratação comum. Quer entender como? Nós vamos explicar.

A desidratação comum é feita através da exposição do alimento sob altas temperaturas para a evaporação da água. No entanto, o calor excessivo, acaba rompendo as células e alguns compostos mais sensíveis, como as vitaminas por exemplo, acabam se perdendo. Com isso, causa a diminuição da capacidade nutricional do alimento.

Já a liofilização, por sua vez, é o processo “oposto”, pois a desidratação é feita em baixas temperaturas. Nele, o alimento é congelado e as partículas de água passam para o estado gasoso por meio da sublimação (sem que voltem ao estado líquido). Desta forma, os nutrientes do alimento são preservados e seu sabor intensificado.

Benefícios desse tipo de alimento

É certo que a liofilização tem vantagens sobre outras técnicas de desidratação, mas não podemos encerrar sem antes conhecer seus benefícios. Ela garante:

  • Preservação da aparência do alimento
  • Intensificação do sabor
  • Preservação das qualidades nutricionais
  • Menos peso
  • Menos volume (ideal para armazenamento)
  • Conservação por em média 5 anos – A depender do produto
  • Não precisa de refrigeração

Os alimentos liofilizados ainda podem ser reidratados rapidamente, ao contrário dos desidratados. Agora que você já sabe que os alimentos liofilizados são saudáveis, práticos e gostosos, não tem mais motivos para não experimentar. Com certeza você vai adorar! Aproveite conheça também a capsula de extrato de própolis. Mais saúde, praticidade e qualidade de vida para você.

Fontes:

Uol - Alimentos liofilizados

Paho - Alimentação saudavel 

Sebrae - Snacks Saudáveis 

4Well - Desidratação dos alimentos 

4Well - Liofilização dos alimentos

 

 

 

Produtos sugeridos

O site da MN Própolis usa cookies.
Usamos cookies para garantir a melhor experiência na visita em nosso site coletando dados estatísticos. Caso continue a navegar, entenderemos que você concorda com a nossa Política de Privacidade e LGPD. Caso não concorde com nossa Política, sua experiência poderá ser limitada.
x