O que é Própolis e para que serve? Conheça os benefícios de utilizar

O que é Própolis e para que serve? Conheça os benefícios de utilizar

03/09/2020

O que é Própolis e para que serve? Conheça os benefícios de utilizar

A Própolis é um produto feito pelas abelhas a partir das resinas coletadas na vegetação ao redor de onde vivem. A estas substâncias as abelhas adicionam secreções salivares, cera e pólen para a elaboração do produto final.

O uso da Própolis pelas abelhas está diretamente relacionado à proteção da colônia. Seu próprio nome traduz essa função, pois é originado do grego: “pro” (em favor de; defesa) + “polis” (cidade), ou seja, em defesa da cidade, no caso a colmeia.
Nós utilizamos a Própolis Bruta, como é chamada comercialmente quando ainda está em seu estado natural, para produzirmos o Extrato de Própolis, com o objetivo de torna-la viável para o consumo humano. O processo de extração é por maceração com álcool, uma vez que ela não é solúvel em água. Depois, outras etapas produtivas são realizadas antes de se chegar na formulação final, com as diferentes concentrações em cada produto.
Como alternativa aos extratos alcoólicos, temos o extrato de própolis aquoso (à base de água). Esse produto é mais indicado para crianças e pessoas que não podem consumir álcool, e possui um processo produtivo diferente nas etapas que seguem após a maceração em álcool, que resulta em um produto solúvel em água e sem a característica cera da versão tradicional.

O que é própolis: Confira os benefícios

A Própolis apresenta ação anti-inflamatória, bactericida, antiviral, antifúngica, antimicrobiana, cicatrizante, anestésica, antioxidante e estimuladora do sistema imunológico. Portanto, é indicada como tratamento auxiliar de diversos problemas de saúde, sendo muito conhecida para doenças respiratórias, gripes e resfriados.
A composição química da própolis consiste em centenas de compostos e microelementos como alumínio, cálcio, estrôncio, ferro, cobre, manganês, vitaminas B1, B2,B6,C e E, e compostos fenólicos.
Sua forte ação antioxidante é devido aos compostos fenólicos presentes que protegem as células da oxidação, as mantém saudáveis reduzindo os efeitos dos radicais livres em nosso organismo. No sistema imunológico, a Própolis atua fortalecendo e regulando o funcionamento, prevenindo assim o surgimento de diversas doenças.

Como consumir Própolis

Os Extratos de Própolis líquidos podem ser consumidos diluídos em água, sucos, até mesmo puro ou misturado com um pouco de mel. A dosagem diária pode variar de acordo com a concentração de própolis presente no extrato.
Por outro lado, o Extrato de Própolis em Cápsulas é uma opção mais prática para o dia-dia apresentando os mesmos benefícios da versão líquida.
Porém em casos especiais como gestantes, doenças pré-existentes ou outras dúvidas recomendamos sempre que consulte seu médico.


Conheça nossa linha completa de Extratos de Própolis e fortaleça sua imunidade!

Artigos Relacionados

Outros artigos

1