O que é Missô? Saiba tudo sobre este alimento e como consumir!

O que é Missô? Saiba tudo sobre este alimento e como consumir!

21/01/2021

O que é Missô? Saiba tudo sobre este alimento e como consumir!

O Missô é uma pasta de soja fermentada típica da culinária japonesa, utilizada principalmente para um prato tradicional, a sopa chamada missoshiru. Primeiramente, existem diversos tipos de missô, com cores e sabores diferenciados, e, apesar de diferentes, todos apresentam um alto valor nutritivo e benefícios para o organismo. 

O Missô Orgânico MN Própolis é produzido a partir da fermentação natural da soja orgânica e do arroz orgânico. Sua produção respeita e segue a tradição milenar japonesa, resultando num produto de qualidade garantida, sustentável, seguro e ecologicamente correto.

 

Benefícios do Missô

Sabendo o que é missô e que sua base é feita de soja, já sabemos que agrega diversas vitaminas, como as vitaminas E, K e complexo B, como B2 e B12. Além das vitaminas, o missô é considerado uma rica fonte de proteína e aminoácidos essenciais ao corpo humano e ganha um destaque nas dietas saudáveis, pelo seu baixo valor calórico.

 

Fonte de Antioxidantes

O missô também é uma excelente fonte de antioxidantes. Estes são compostos bioativos capazes de controlar e inibir a ação dos radicais livres em nosso organismo, protegendo e preservando as células do desgaste e envelhecimento precoce, evitando assim o aparecimento de diversas doenças

 

Fonte de Probióticos

Outro benefício importante e considerável do missô, é sua função probiótica. Isso porque, a fermentação da soja e do arroz libera enzimas e bactérias benéficas, capazes de auxiliar em diversos problemas de saúde e na absorção de nutrientes pelo organismo.

Essas mesmas enzimas também auxiliam na digestão e no funcionamento do intestino, evitando problemas digestivos provocados pelo desequilíbrio das bactérias intestinais como prisão de ventre, diarreia, gases, inchaço e síndrome do intestino irritável.

 

Auxílio ao Sistema Imunológico

Nutricionistas indicam que o consumo de alimentos fermentados e assim consequentemente, enzimas e probióticos, tendem a reforçar e auxiliar o funcionamento correto do sistema imunológico.

 

Como utilizar o Missô Orgânico MN Própolis

Apesar de conhecido tradicionalmente pelo missoshiru, o Missô pode ser utilizado no preparo de diversas receitas do dia-dia. Combina bem como tempero para carnes vermelhas, frango e principalmente legumes, preparo de pastas, caldos e até mesmo risotos.

Ele pode ser consumido diariamente, porém seu consumo deve ser moderado, embora tenhamos falado tudo sobre o que é missô, vale ainda ressaltar um ponto importante: devido a fermentação, o Missô é rico em sal e, consequentemente, sódio. Portanto, deve ser evitado o consumo em excesso e o uso não é recomendado para pessoas com pressão arterial alta, insuficiência cardíaca, cirrose do fígado e doença renal. E claro, que devido a quantidade de sal, além da preocupação com a saúde, há o fator do sabor. Para que o preparo fique gostoso e suave é necessário usar de forma controlada.

No mais, se consumido na forma correta o Missô é capaz de oferecer diversos benefícios à saúde.  E o Missô Orgânico MN Própolis leva ainda os atributos de um produto orgânico, sendo o primeiro no mercado nacional a ser certificado como orgânico.

 

Adquira já o seu Missô Orgânico na loja virtual MN Própolis!

 

 

Fontes:

https://www.mundoboaforma.com.br/5-beneficios-do-misso-a-saude-receitas-e-dicas/

https://www.nippo.com.br/historia_culinaria/n275.php

https://cuidai.com.br/misso/

Artigos Relacionados

Outros artigos