O Aquecimento no Mercado da Própolis Verde Brasileira

O Aquecimento no Mercado da Própolis Verde Brasileira

14/02/2020

O Aquecimento no Mercado da Própolis Verde Brasileira

Os números foram positivos para o mercado da exportação da Própolis Verde em 2019. A variedade de própolis unicamente encontrada no Brasil, teve aumento de demanda das exportações em 2019 em comparação a 2018.

Com base em dados do site do Ministério da Economia Brasileiro, houve um aumento de 8% nos valores e quantidades de própolis verde comercializados no mundo.

Houve também um aumento significativo na quantidade de países que estão comprando própolis verde, saltando de 18 em 2018 para 25 em 2019, sendo Japão, China e Estados Unidos os principais destinos. A União Europeia também teve um aumento considerável na compra desses produtos, com Alemanha, França e Itália sendo os líderes no continente.

Atualmente, 92% de toda própolis in natura consumida do Japão é de origem brasileira. Além disso, segundo boletim da Secretaria de Agricultura e do Desenvolvimento, “os itens mais consumidos durante o inverno são mel, própolis e sprays que combinam o mel e a própolis a produtos como agrião, guaco, menta, gengibre e alecrim”.

O estado de Minas Gerais é responsável por 70% da produção de todo o Brasil, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As condições climáticas e de vegetação do Estado colaboram para esse tipo de produção.1

É válido lembrar que regiões produtoras de própolis, como Ucrânia, China e Austrália também estão em busca desse presente da natureza para nossa saúde. Isso deve-se ao fato de a própolis verde ser a única com Artepillin-C, um composto bioativo, que é encontrada somente na própolis verde. Além disso, os demais compostos encontrados nela, tais como quercetina e outros fenólicos, estão entre os componentes que a tornam tão valiosa e faz com que o setor tenha competividade e destaque no cenário internacional.

 

 

Fonte:

1 https://www.diariox.com.br/economia/o-aquecido-mercado-de-propolis-no-brasil/18875/

Artigos Relacionados

Outros artigos

2