Molho Teriyaki ou Tarê: Entenda as diferenças!

Molho Teriyaki ou Tarê: Entenda as diferenças!

31/01/2022

Molho Teriyaki ou Tarê: Entenda as diferenças!

Você sabia que o Brasil é o país com a maior comunidade japonesa fora do Japão? Isso mesmo, são mais de 100 anos de história da Imigração Japonesa aqui em nosso país e dessa rica união de povos, além de pessoas, conhecemos suas tradições, culturas, crenças e claro, a culinária.

Em alta no Brasil já há anos, a culinária japonesa conquista mais pessoas e cresce a cada dia. Mesmo durante a pandemia, o setor continua aquecido e com alta demanda. De fato, a comida japonesa ganhou espaço e conquistou o coração dos brasileiros, mas não podemos negar que a grande variedade de opções e nomes diferentes, ainda podemos nos perder.

Molho teriyaki ou tarê, por exemplo, são nomes comuns de ingredientes muito utilizados, porém, muitas pessoas confundem ou até mesmo acreditam ser a mesma coisa. No entanto, entre eles existem diferenças importantes e fundamentais que precisam ser conhecidas para um bom resultado na cozinha. Vamos descobrir quais são?

Origem dos molhos 

Ambos presentes na culinária japonesa, o molho teriyaki e o tarê são compostos basicamente pelos mesmos ingredientes, mas apresentam sabores e resultados completamente diferentes.

Em japonês, “tarê” significa molho, portanto dizer “molho tarê”, como muitos brasileiros fazem, acaba sendo redundante pois é o mesmo que dizer “molho molho”. 

O nome Teriyaki, pode ser dividido e entendido em duas partes: teri, que significa brilho e yaki faz referência ao processo de cozimento conhecido por grelhado. 

Molho teriyaki ou tarê, qual utilizar?

O Tarê é feito à base de Shoyu, porém bem mais encorpado e com um toque adocicado, normalmente causado por açúcar ou mel na composição. Ele é muito utilizado na finalização de pratos como sushi, hot roll (sushi empanado) e temakis, principalmente os skins. É um molho que combina bem com os pratos quentes e fritos.

Já o molho teriyaki, que pode ter como base o próprio tarê, é um molho menos denso e utilizado na preparação dos alimentos grelhados, oferecendo mais sabor, cor e suculência ao prato. Ele também é adocicado e por isso oferece um sabor diferenciado, que vai muito bem com carnes, aves, peixes, verduras e até com o yakissoba. A cor especial e brilhante, deixa o prato ainda mais apetitoso!

Devo comprar meu molho ou comprar pronto?

Molho teriyaki e  tarê com o passar do tempo ganharam diversas novas formas de preparo de acordo com o gosto e paladar de cada Chef de Cozinha, porém normalmente, sua base tende a ser a mesma da original, com toques de gengibre, açúcar, saquê mascavo ou até mesmo mel.

Embora seja um preparo relativamente simples, são preparos que exigem cuidados especiais. Possuem tempo de preparo longo e é preciso cuidado para não queimar e deixar na consistência correta.

Hoje em dia é fácil encontrar nos mercados comuns produtos orientais, mas é preciso um certo cuidado ao escolher o que você vai levar. Assim como todo produto industrializado, é preciso ficar atento ao rótulo e saber exatamente o que está consumindo. Um ingrediente muito comum em alimentos como esses é o corante caramelo, como você poderá ver na lista de ingredientes de diversas marcas, comumente associado a ação possivelmente cancerígena.

Onde encontrar os melhores molhos teriyaki e tarê?

A MN Própolis produz molho teriyaki e tarê orgânicos. Isso mesmo! Feitos com produtos 100% orgânicos e totalmente livres de agrotóxicos, transgênicos, sem conservantes, corantes, realçadores de sabor, aromatizantes ou açúcar industrializado. Aliás, o toque adocicado mencionado anteriormente vem da adição de mel orgânico.

Com a qualidade e a confiança que só a MN Própolis oferece, os molhos agregam no seu dia-dia proporcionando uma alimentação mais saborosa e saudável. 

Por fim, depois de aprender sobre molho teriyaki e tarê, se você quiser conhecer ainda mais sobre a culinária japonesa e seus segredos, molhos e temperos, clique aqui e comece agora mesmo descobrindo do que é feito o molho Shoyu, um dos mais conhecidos e antigos do mundo!

Fontes:

Mundo Nipo

Terra

Rede Food Service

Niitsu Food Service

Kandoo

Receiteria

Mega Curioso

MN Própolis - Shoyu é feito do que?

MN Food - Produtos Orgânicos

Produtos sugeridos

O site da MN Própolis usa cookies.
Usamos cookies para garantir a melhor experiência na visita em nosso site coletando dados estatísticos. Caso continue a navegar, entenderemos que você concorda com a nossa Política de Privacidade e LGPD. Caso não concorde com nossa Política, sua experiência poderá ser limitada.
x