Mel pode substituir o açúcar?

Mel pode substituir o açúcar?

30/07/2020

Mel pode substituir o açúcar?

Que o mel é naturalmente docinho, isso todo mundo sabe, mas, será que ele pode ser uma boa alternativa para trocarmos o açúcar refinado em nossa alimentação?

Altamente nutritivo, é rico em nutrientes, como cálcio, ferro, potássio e magnésio, e apresenta um grande potencial antioxidante. É um adoçante natural que pode sim substitui o açúcar refinado e os adoçantes industrializados com a mesma eficiência de sabor e, claro, de forma muito mais saudável.
De acordo com a nutricionista Carolina Xavier, é preciso cuidado pois assim como o açúcar, o mel também engorda porque é doce e tem quase as mesmas calorias do açúcar branco. Ele se torna mais saudável por conter mais nutrientes e propriedades benéficas ao organismo, enquanto o açúcar refinado é composto por calorias vazias que não oferecem nutrientes ao corpo. Também vale considerar que por se mais doce, usa-se menos, assim a proporção calórica é menor.
Carolina ainda reforça que pessoas diabéticas devem evitar o mel, pois possui muito açúcar e mesmo que natural, eleva rapidamente a glicemia do sangue e que o uso do mel para crianças menores de 1 ano de idade, não é recomendado, pois o sistema digestivo da criança pode não estar completamente desenvolvido e maduro. Dentre os benefícios do Mel, a nutricionista destacou alguns:

Benefícios do mel para a saúde

Aumenta a imunidade: Fonte de poderosos agentes antioxidantes, minerais como o cálcio, potássio e vitaminas A, do complexo B e C, o mel é um alimento essencial para fortalecer o nosso sistema imunológico, protegendo o organismo contra gripes, resfriados e outras enfermidades.
Possui efeito expectorante: Devido à sua ação antibactericida, o alimento ajuda no tratamento das vias aéreas, tornando o sistema respiratório saudável, evitando tosses e doenças crônicas como bronquite e asma, por exemplo. Outro destaque é a sua eficácia para descongestionar a via nasal.
Auxilia na digestão: O alimento possui uma função conhecida como prebiótica, responsável pelo crescimento da microbiota intestinal. Por isso o mel favorece o bem-estar do intestino e melhorando a absorção de nutrientes.
Melhora a prisão de ventre: O açúcar encontrado no mel é a frutose, ela auxilia o trânsito intestinal, favorecendo às pessoas que sofrem com a prisão de ventre e outros problemas intestinais.

Dicas para trocar o açúcar branco por mel em receitas

Além de adoçar bebidas, frutas e iogurtes, o Mel também pode substituir o açúcar branco refinado em receitas. Bolos e pães feitos com mel ficam fofinhos e frescos por mais tempo, sem ressecar, graças às propriedades higroscópicas do mel.

O mel é mais doce e nutritivo que o açúcar

Quando for substituir em alguma receita o açúcar por mel, lembre-se que o mel é um pouco mais doce do que o açúcar. A regra é usar cerca de 20 a 25% menos mel do que normalmente iria de açúcar. 

A combinação mel e bicarbonato de sódio ajuda a massa a crescer

Se você estiver usando mel em vez de açúcar em uma receita de bolo, pão ou cookie que tenha como ingredientes fermento em pó ou bicarbonato de sódio, você deve adicionar mais 1/2 colher (chá) de bicarbonato para cada 1 xícara de mel. O motivo dessa adição, é por que o mel age como um ácido em produtos de panificação e ele irá reagir com o bicarbonato de sódio, podendo fazer as receitas crescerem melhor.

Diminua a temperatura do forno

O mel acaba queimando mais rápido do que o açúcar, então é importante reduzir a temperatura do forno em uns 15 ºC quando substituir o açúcar por mel.

Conheça toda nossa linha de méis clicando aqui.


Fontes:
https://cybercook.com.br/blog/como-trocar-acucar-por-mel-1799
https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/mel-pode-substituir-o-acucar-saiba-como-adocar-a-alimentacao-de-forma-saudavel_a5357/1

Artigos Relacionados

Outros artigos

1