Mel estraga? Saiba até quando você pode consumir!

Mel estraga? Saiba até quando você pode consumir!

01/12/2020

Mel estraga? Saiba até quando você pode consumir!

O Mel é um alimento natural produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores. Além de ser extremamente saboroso, é altamente nutritivo e uma poderosa fonte de energia. Suas propriedades apresentam ação anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana, antibactericida, antibiótica e fortalecedora do sistema imunológico. Provavelmente você já tenha ouvido falar que o mel é um dos poucos alimentos naturais que não estraga. Mas o que você realmente acha, o mel estraga? De fato, a composição do mel é um ambiente impróprio para a sobrevivência da maioria dos micro-organismos. Como ele tem cerca de 80% de açúcares naturais e 17 a 22% de umidade, ou seja, pouca água e muito açúcar, essas características são importantes para inibir a proliferação de micro-organismos que causam sua deterioração. 

Além disso, o mel contém uma acidez que pode ultrapassar a da laranja. O que acaba dificultando a proliferação de micro-organismos responsáveis pela fermentação do produto e prolongam sua validade.

Essas características na composição do produto, fazem com que o mel tenha um prazo de validade aparentemente mais longo, mas, ainda assim, o mel estraga. E claro, também é imprescindível que o produto seja registrado, pois só assim é possível assegurar uma produção adequada, em que o mel tenha sido coletado, processado e armazenado de forma segura. Evitando sua contaminação e fermentação.

 

O Mel cristalizado estragou?

Embora muitas pessoas acreditem que o mel não estraga, outras pensam que quando o mel cristaliza é porque ele estragou. Este é outro mito, quando na verdade, é totalmente o contrário. O mel cristalizado é até mesmo considerado uma prova de que o mel é puro e de qualidade.

A cristalização acontece porque o alto nível de açucares naturais, como glicose e frutose,  em determinadas condições climáticas e de armazenamento, tendem a cristalizar. Mas isso não quer dizer que o mel tenha estragado, o processo de cristalização não altera em nada na composição nutritiva e nas propriedades do alimento.

A alteração ocorre apenas na textura do produto, deixando-o mais cremoso, com pequenos cristais que se assemelham aos de açúcar comum. E ainda assim, mesmo após cristalizar, o mel pode voltar ao seu estado líquido se for levemente aquecido.

E esta sim, é uma questão delicada para que neste momento você não acabe estragando seu mel. Pois em exposição à altas temperaturas, o mel perde suas propriedades benéficas ao organismo, se tornando apenas uma fonte de calorias. 

Para descristalizar, ele deve ser aquecido na luz do Sol, ou em banho-maria, à temperatura máxima de 45ºC conforme indicado pelo Ministério da Agricultura (MAPA). Em contrapartida, sabemos que suas propriedades são altamente sensíveis ao calor, e pois isso, recomendamos que aqueça a água em uma panela, antes de ferver desligue o fogo e coloque o recipiente com o mel na água, deixe em banho maria até que o mel volte ao seu estado natural. Se preciso, repita o processo até que fique líquido novamente. E certamente, pelo risco com a exposição às altas temperaturas, também não recomendamos o uso do microondas.

 

Dessa forma, é possível compreender que mesmo demorando muito, sim, o mel estraga. E por isso devemos sempre estar atentos a escolha de um produto de qualidade, seguro e de confiança.

Na MN Própolis, todos os lotes de Mel passam por um rigoroso controle de qualidade e são analisados em laboratório especializado. Além disso, a Certificação de Boas Práticas de Fabricação, garante a qualidade e a segurança alimentar em todas as fases do processo. Para a linha de méis orgânicos, a Certificação Orgânica fortalece e comprova toda excelência do produto.

Conheça a linha completa de méis MN Própolis em nosso site. 

 

 

Fontes:

 

https://super.abril.com.br/blog/oraculo/e-verdade-que-mel-nao-vence/

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/12/04/e-verdade-que-mel-nuncaestraga-comprar-o-alimento-na-rua-e-seguro.htm

https://www.mnpropolis.com.br/blog/curiosidades/por-que-o-mel-cristaliza-e-comodescristalizar-n116

 

 

 

Artigos Relacionados

Outros artigos

O site da MN Própolis usa cookies.
Usamos cookies para garantir a melhor experiência na visita em nosso site coletando dados estatísticos. Caso continue a navegar, entenderemos que você concorda com a nossa Política de Privacidade e LGPD. Caso não concorde com nossa Política, sua experiência poderá ser limitada.
x