Extrato de Própolis antes de dormir, faz bem?

Extrato de Própolis antes de dormir, faz bem?

21/10/2020

Extrato de Própolis antes de dormir, faz bem?

É bem provável que você já tenha ouvido falar que um chazinho com mel e própolis ajuda a dormir melhor, não é mesmo?  Mas será esse um mito contado pelas avós ou verdade?

Segundo o portal virtual do médico Dr. Drauzio Varella, Associação Brasileira do Sono, contabiliza que aproximadamente 73 milhões de brasileiros sofrem com insônia. A falta de sono pode provocar mal humor, perda de memória e redução da capacidade de concentração.[1]  Uma noite bem dormida é essencial para repor a energia do corpo e do cérebro.

A própolis verde é benéfica ao organismo em qualquer hora do dia, pois apresenta diversas substâncias com excelentes propriedades terapêuticas. Mas quando usada antes de dormir pode facilitar a chegada do sono. Sabe por quê?

Dentre inúmeros benefícios da própolis verde, um pouco falado e conhecido é a estimulação da produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono[2].

“Atualmente, a própolis verde vem sendo associada concomitantemente ao uso de chás calmantes como camomila, capim-cidreira e folhas de maracujá, que também melhoram a produção de melatonina e, consequentemente, a qualidade do sono. O uso frequente antes de dormir apresenta resultados extremamente positivos”, diz a nutricionista Jamile Romão, em entrevista ao site Ativo.com [2]. E os benefícios do produto vão bem além de uma noite tranquila - “Como é fonte de flavonoides antioxidantes, estimula o sistema imunológico e possui diversos compostos bioativos com ações anti-inflamatórias e antibióticas”, ressalta Jamile.

 

Como consumir extrato de própolis antes de dormir?

A forma mais comum de consumir extrato de própolis antes de dormir é diluindo em chás. Isso porque tradicionalmente os chás quentes já são bebidas mais adequadas e consumidas neste horário, logo, porque diversas plantas tem ações calmantes e relaxantes, auxiliando com o relaxamento do corpo para o descanso, como é o caso da erva-cidreira, camomila, etc. Aliando essas propriedades terapêuticas de algumas plantas com os efeitos da própolis, o corpo fica relaxado, a mente calma e a melatonina é produzida com mais estímulo e facilidade, desta forma você pode obter uma ótima noite de sono.

Mas se você é daquelas pessoas que não gostam muito de chás, não desanime. Há outras opções que também incluem o uso do extrato de própolis antes de dormir. Os sucos naturais são uma outra excelente opção de diluir o extrato de própolis antes de dormir. Ainda mais, se for um suco natural de maracujá, por exemplo, que também possui efeito calmante. A laranja também é uma boa variação, já que é rica em magnésio, sendo esse, um mineral que regula e estimula a produção de melatonina, assim como a própolis.

Conheça a loja virtual MN Própolis, a nossa linha de produtos e adquira seu extrato de própolis para noites mais calmas e tranquilas.

Chás compostos com própolis

Extratos de Própolis

Compostos de mel e extrato de própolis

 

Fonte: [1]www.drauziovarella.uol.com.br [2]www.ativo.com

Artigos Relacionados

Outros artigos

2