Energia Solar, uma forma de preservar

Energia Solar, uma forma de preservar

10/07/2020

Energia Solar, uma forma de preservar

A energia solar fotovoltaica é uma tecnologia que gera eletricidade por meio da ação do sol sobre placas específicas – conhecidas como “placas solares”. Essas placas captam o calor do sol e o usam para gerar energia elétrica, em um processo físico e químico que envolve transmissão de energia no nível dos átomos.

O Sol é uma fonte muito poderosa de energia que pode ser coletada, convertida e utilizada em substituição às fontes de energia convencionais, ou seja, mais usuais no nosso meio. As placas de energia conseguem suprir a demanda de uma casa, uma fazenda, uma empresa e até de uma cidade inteira.
Este tipo de energia sustentável tem se destacado como alternativa indispensável diante dos visíveis problemas ambientais que afetam toda a sociedade.

Benefícios para o Meio Ambiente

Os painéis solares são nomeados de “verdes”, e a energia solar já é conhecida como “limpa” ou “sustentável” por trazer impactos menores ao meio ambiente. Entre os benefícios percebidos pela opção pela energia solar fotovoltaica, pode-se destacar:

Não gera poluição do ar

Outras fontes de energia são muito mais poluentes quando comparadas à energia solar fotovoltaica. Os combustíveis fósseis em seu processo de queima, por exemplo, geram dióxido de carbono e outros gases poluentes que afetam a qualidade do ar, principalmente nas grandes cidades.
Desse modo, ao utilizar a energia solar fotovoltaica, contribui-se também para a garantia da saúde do planeta e dos seres vivos, uma vez que a opção por essa fonte de energia evita que os impactos dessa poluição do ar afetem os organismos, inclusive os seres humanos.

Não emite gases efeito estufa

A energia solar é mais amigável ao meio ambiente, ela não colabora com o aumento do aquecimento global porque não resulta em emissão de gases efeito estufa.
O aquecimento global é preocupante porque, por ser uma situação real que vem se agravando nas últimas décadas, diversos outros problemas decorrem dele, a exemplo do aumento da temperatura média do planeta, do derretimento das calotas polares e do aumento do nível das águas, podendo alagar espaços já ocupados pelo homem e interferir na forma como hoje habitamos o planeta.

Não afeta recursos hídricos

A maioria dos processos de geração de energia mais usuais hoje no planeta envolvem o uso de recursos hídricos em sua produção, resultando na diminuição da quantidade de água adequada para o uso humano disponível no planeta.
A energia solar, por outro lado, não requer o uso de nenhuma quantidade de água na geração de energia, já que apenas o sol atua, entrando em contato com as células fotovoltaicas e transformando o calor dos raios do sol em energia elétrica.

Energia renovável

A maneira como a nossa sociedade produz energia hoje está centrada no uso de recursos que são finitos, ou seja, podem se extinguir em algum momento. Esse é o caso do petróleo (fonte de energia utilizada nos diversos meios de transporte), do carvão mineral (fonte de energia utilizada em processos industriais) ou até mesmo, do urânio (elemento utilizado nas usinas de energia nuclear).
Já a energia solar não requer nenhum tipo de recurso natural além do sol. Que por sua vez é renovável e, até onde se sabe, não há nenhuma previsão de que ela acabe.

Por todos esses motivos, ao pensar em sustentabilidade e benefícios ao meio ambiente, é importante refletir sobre as fontes de energia que utilizamos em nossa sociedade, que são tão necessárias para que a engrenagem do mundo continue funcionando perfeitamente.
Pensar em fontes de energia hoje é também levantar as melhores opções tendo em vista o custo e os benefícios ao meio ambiente. As adaptações são simples de serem feitas, o que ainda acaba sendo uma dificuldade é o alto investimento.

MN Própolis e o Meio Ambiente

Imagem dos painéis solares na indústria MN Própolis

Além de promover a saúde e o bem-estar, uma das nossas preocupações é a preservação ambiental. E estamos sempre em busca de melhorias que favoreçam esta questão. Recentemente instalamos placas de energia solar que atenderão grande parte da demanda energética de todo nosso parque industrial, por meio renovável. É o começo de mais uma mudança pensando na saúde do nosso planeta, no cuidado com o meio ambiente e em toda nossa sociedade. Assim como nossa fazenda MNH - Centro de Pesquisa em Apicultura Orgânica, que fica localizada em parte da Mata Atlântica, no estado de São Paulo e foi reconhecida pelo SOS Projeto Mata Atlântica e o Governo do Estado pela área de preservação das matas e água.

 

Fonte: https://multitechecosystems.com.br/beneficios-da-energia-solar-fotovoltaica-para-o-meio-ambiente/

Artigos Relacionados

Outros artigos

1