Como saber se o mel é puro? Leia a publicação!

Como saber se o mel é puro? Leia a publicação!

08/03/2021

Como saber se o mel é puro? Leia a publicação!

Ele é doce, nutritivo, saudável e vai bem com uma boa variedade de receitas. Indicado até mesmo para quem faz algumas dietas, o mel é uma delícia e oferece muitos benefícios para nossa saúde.

O que boa parte das pessoas não sabem e especialistas alertam, é que para ter um maior rendimento da matéria prima, no mundo inteiro, marcas vendem o mel adulterado. No Brasil, por exemplo, análises mostraram que 75% dos méis nas prateleiras dos supermercados, são "falsificados". Mas e agora, como saber se o mel é puro? Aproveite este conteúdo até o fim e aprenda a identificar a qualidade do mel que você consome.

Como saber se o mel é puro?

O mel é um alimento natural, produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores. Ele é viscoso, doce e altamente nutritivo. O Mel considerado puro, é aquele que não passou por nenhum processo de aquecimento, filtragem, ou adição de nenhum produto. Para adulterar o mel e aumentar seu rendimento, é comum a adição de ingredientes como: melado, xarope de açúcar ou açúcar invertido, xarope de milho, farinha, amido e até mesmo água.

Como saber se o mel é verdadeiro?

Primeiramente, um fator importante a ser considerado é onde você vai comprar seu mel. Se preferir comprar de pequenos produtores, tenha conhecimento da origem e processamento do produto até que chegue em suas mãos. O mel se não for colhido e conservado direta e corretamente, pode ser contaminado e impróprio para consumo.

Nas lojas de produtos naturais e armazéns, você encontra uma enorme variedade de marcas e pode contar com o auxílio dos funcionários para escolher a melhor opção. Por fim, nos supermercados, é importante que conheça marcas referências e não se deixe levar apenas pelo fator preço. A produção do mel depende exclusivamente do trabalho das abelhas, o que não pode ser programado e nem controlado, sendo assim as colheitas podem variar de cor, aroma, sabor e quantidade. Devido à dificuldade de produção em grande escala, o mel não é um produto de baixo custo, portanto, ao encontrar um mel com valor considerável abaixo dos demais, desconfie.

A primeira forma de prevenir a compra de um mel falsificado é:

Ler o rótulo:

Para o produto estar dentro das normas de produção, ele deve estar rotulado de acordo com as regras e normas, exibindo seu número de registro no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Além disso, a rotulagem devida garante que você tenha como saber se o mel é puro, por ler a lista de ingredientes. A presença de qualquer nome além do mel, como "xarope de alta frutose" ou "glicose comercial", indica aditivos.

Agora se você já comprou, está consumindo e ficou em dúvida da qualidade do seu mel, vamos te ensinar formas de testar e saber se o mel é puro ou não:

Teste da Água: Encha um copo com água e dentro despeje uma colher de mel. Se o mel for puro, ele permanecerá junto e descansará ao fundo do copo. Se diluir rapidamente, é um mel adulterado.

Teste de Viscosidade: Pingue uma gota de mel na parte de trás de uma colher, se ele permanecer no lugar e/ou começar a escorrer lentamente, apresenta viscosidade e é puro. No entanto, se escorrer rápido e facilmente é um mel falsicado.

Teste de Solidificação: O mel puro normalmente cristaliza em baixas temperaturas, portanto, você pode deixá-lo por alguns dias na geladeira e ver qual o resultado. O mel adulterado consegue se manter líquido mesmo que exposto à baixa temperatura. Já o mel puro, tende a solidificar a frutose e a glicose presente em sua composição e formar cristais, parecidos com pequenos cristais de açúcar. Porém, este teste não é o mais garantido, já que para cristalizar depende da quantidade de micro grãos de pólen e água presente no mel. Outro fator importante também é a florada, méis com origem da planta assa-peixe, por exemplo, demoram muito mais tempo para cristalizar, enquanto o mel de eucalipto cristaliza rapidamente. No caso de um mel silvestre, devido a origem botânica diversificada, não é possível saber em quanto tempo esse mel pode cristalizar. Vale lembrar que quando o mel cristaliza ele não perde nenhuma de suas propriedades, apenas muda seu estado físico, assim como água e gelo. Entenda mais sobre como o mel cristaliza e aprenda como descristalizar seu mel, clicando aqui.

Por último, ressaltamos que a falsificação e venda de mel adulterado é crime contra a economia popular e a pena varia de seis meses a dois anos de detenção, além de multa.

Evite prejudicar sua saúde consumindo produtos falsificados ou adulterados, a MN Própolis garante a qualidade e a segurança alimentar em todos seus produtos. Toda matéria-prima passa por análise e teste em laboratório especializado, todos os produtos são registrados, devidamente rotulados e possuem certificação de Boas Práticas de Fabricação. A linha de produtos orgânicos conta ainda com selo Orgânicos do Brasil e auditoria feita por empresa especializada.

Confira todos os produtos que a MN Própolis tem, compre online e receba no conforto da sua casa.

 

Fontes:

https://mel.com.br/mel-puro/

https://segredosdomundo.r7.com/tem-mel-em-casa-descubra-se-ele-e-natural-ou-adulterado/

https://melhorcomsaude.com.br/mel-e-puro-ou-adulterado/

Artigos Relacionados

Outros artigos