Como a abelha faz o mel

Como a abelha faz o mel

12/05/2021

Como a abelha faz o mel

O mel é um alimento natural, saudável, docinho, gostoso e como todo mundo já sabe, ele é feito pelas abelhas. Mas você sabe ou já se perguntou exatamente como a abelha faz o mel?

Uma colmeia pode chegar a ter em torno de 50 mil abelhas. As operárias, em maior quantidade, são as responsáveis por manter o funcionamento de toda colmeia, e garantem o alimento, a limpeza e a defesa do grupo, além da proteção principalmente da rainha, responsável pela reprodução.

As abelhas operárias visitam em torno de 40 mil ores e/ou plantas por dia, em busca de pólen, néctar e resinas. E com essas substâncias da natureza, somados a enzimas produzidas em seu organismo, elas conseguem manter o funcionamento perfeito de toda colmeia e ainda nos oferecer alimentos excelentes para a saúde e principalmente nosso sistema imunológico.

Esse processo é um tanto complexo, longo e feito de pouco em pouco, exigindo muito trabalho das abelhas operárias. E nós vamos te explicar tudo sobre como a abelha faz o mel, aliás, esperamos que depois de ler você dê muito mais valor para este alimento tão nutritivo e rico para nossa saúde, que para produzir apenas um potinho precisa de milhares de abelhas.

Coletando o néctar

O néctar é o principal ingrediente para a “receita” do mel, ele é coletado nas flores e armazenado em bolsas no organismo da abelha, uma espécie de segundo estômago, capaz de armazenar até 70mg de néctar.

O início da produção do mel

Quando essas bolsas estão cheias, as abelhas retornam à colmeia para iniciar a produção do mel. Porém, esse processo tem início ainda no caminho, no organismo da abelha. Isso acontece porque elas têm em suas cabeças glândulas que produzem duas enzimas: invertase e glicose oxidase.

A invertase converte a sacarose (açúcar presente no néctar) em glicose e frutose. Já a glicose oxidase, transforma uma pequena parte da glicose em ácido glicônico, que torna o mel ácido e o protege de bactérias que causariam sua fermentação.

De volta pra casa

De volta à colmeia a abelha expele o conteúdo coletado e já transformado, repassando para abelhas mais jovens. Essas, por sua vez, realizam o mesmo processo por cerca de 1 hora e depois despejam o resultado nos alvéolos. Este ainda não é o mel finalizado, ainda há mais um processo que veremos a seguir.

A secagem do mel

Quando expelido pela abelha o mel ainda se apresenta mais líquido, então as abelhas batem as asas para que ocorra a evaporação da água. E desta forma, elas desidratam o mel, matando micro-organismos que ainda possam estar presentes e evitando que estrague. Além disso, é esse processo de secagem que garante a textura e cremosidade do mel.

Como as abelhas conservam o mel

Após desidratado, o mel está pronto para consumo. E como ele não é feito imediatamente, elas fecham os favos com cera e assim o mel fica armazenado até ser coletado, ou, se estiver na natureza, até ser consumido pelas próprias abelhas.

Agora, depois de aprender todos os passos de como a abelha faz o mel você acha ou não que ele merece ser visto como um alimento nobre? Isso também porque além de todo trabalho das abelhas para produzir, o mel de abelhas oferece inúmeros benefícios para nossa saúde, até por isso é muito conhecido como um “remédio” natural para o alívio de sintomas como tosse, gripes e resfriados.

Em nosso blog você encontra muito mais sobre o “mundo apícola” e todos os benefícios dos produtos das abelhas, além de dicas de como saber se o mel é puro, mel engorda e até mesmo se o mel estraga. Veja receitas e diversas dicas de saúde e bem-estar.

 

Referências:

Educação UOL

Sem abelhas sem alimento

Super Abril

Produtos sugeridos

Artigos Relacionados

O site da MN Própolis usa cookies.
Usamos cookies para garantir a melhor experiência na visita em nosso site coletando dados estatísticos. Caso continue a navegar, entenderemos que você concorda com a nossa Política de Privacidade e LGPD. Caso não concorde com nossa Política, sua experiência poderá ser limitada.
x