Álcool em Gel com Própolis

Álcool em Gel com Própolis

28/07/2020

Álcool em Gel com Própolis

No segundo semestre de 2019, sem nem imaginar o quanto estaríamos utilizando o álcool em gel como nos dias atuais, alunos do sétimo ano de uma escola municipal de Joinville, SC, criaram um álcool em gel com própolis na composição.

O projeto foi criado pela professora Karla Iara da Silva Bastos, na disciplina da Produção Animal. Após ver em um programa de TV uma notícia sobre a drástica redução da população de abelhas pelo mundo a professora pensou em uma atividade com o objetivo de passar aos estudantes a importância das abelhas e também agregar valor aos produtos produzidos por elas, dando aos estudantes o desafio de desenvolver um produto com a matéria-prima.
A escola já desenvolvia contato entre alunos e abelhas devido um convênio com a Associação dos Meliponicultores de Joinville. Para que todo trabalho seja feito garantindo a segurança dos estudantes, as 12 espécies de abelhas presentes na escola não possuem ferrão, todas são do gênero Melipona.
A disciplina de Produção Animal envolve o ensino do manejo e criação de várias espécies. Mas o projeto foi além e englobou educação financeira e ambiental, além de estar articulado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU com programas pedagógicos da Rede Municipal de Ensino.
Os alunos, de em média apenas 12 anos, participaram de todo o processo - extração, maceração, mistura, filtragem e coagem da própolis no álcool de cereais. Para que os alunos entendessem a cadeia produtiva e comercialização, eles criaram o nome da marca, logotipo e definiram as embalagens. Também houve definição de cores e perfumes diferentes. 
O resultado foi um álcool em gel ainda mais efetivo na ação contra diversos vírus e bactérias, devido às propriedades antibactericida e um antiviral natural da própolis, afirma a professora. Os frascos de álcool em gel foram distribuídos para a comunidade próxima à escola, com o intuito de oferecer mais saúde e higiene a população, que na maioria é composta por produtores rurais.

Destacamos que o produto Álcool em Gel com Própolis não está disponível para venda, nosso objetivo de divulgar a ação realizada pelos estudantes é valorizar nossas abelhas, as matérias-primas que elas produzem e principalmente iniciativas como esta, que visam o desenvolvimento socioambiental, preservam o meio ambiente, geram oportunidades e visam o bem estar e o cuidado com o próximo.

 

 

Fontes: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2019/08/03/alunos-de-escola-de-sc-produzem-alcool-gel-com-propolis.ghtml
https://www.nsctotal.com.br/noticias/escola-municipal-de-joinville-cria-alcool-em-gel-com-propolis

Artigos Relacionados

Outros artigos

2